Título: A Mais Pura Verdade
Título Original: The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



"A Mais Pura Verdade" é o livro e estreia do autor Dan Gemeinhart. A obra, que foi lançada aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, narra com sutileza e delicadeza a história de Mark, um garoto doente que está planejando alcançar o topo do Monte Rainer e Beau, o seu fiel "cãopanheiro".




O livro já começa sem rodeios, com Mark saindo de casa com Beau e sua mochila a tiracolo. Pouco sabemos sobre o garoto e os motivos que o levaram a sair nessa viagem aparentemente só de ida, mas no decorrer dos capítulos intercalados sob o ponto de vista de Mark, sua amiga Jessie e seus familiares vamos ficando a par de tudo o que aconteceu e está acontecendo com o garoto.


"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar a sua mão e estar ao seu lado." - página 27


A doença que Mark tem é extremamente complicada e é bastante abordada nos livros best-sellers que são frequentemente lançados nos últimos anos. Mas se engana quem pensa que o livro é só mais um livrinho que se aproveita de uma doença terminal para fazer sucesso e emocionar a todos que o leem.

"A Mais Pura Verdade" me emocionou por conta da garra de Mark, que mesmo estando em uma aventura perigosa, não desiste de seu objetivo em  nenhum momento sequer. Me emocionou também por mostrar uma das mais belas amizades entre um humano e um animal. Mas acima de tudo, me emocionou por conta das belas lições e mensagens que estão presentes na história.


"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?" - página 31


A escrita de Dan Gemeinhart é muito gostosa. Mesmo o livro tratando sobre um tema sério e pesado, o autor consegue abordar a doença com sutileza e sensibilidade, fazendo com que a leitura da obra seja leve e fluída. Os capítulos são bem curtos e a fonte do livro é bem grande, fazendo com que a leitura do livro seja confortável e rápida (em uma sentada só é possível concluir a leitura da obra).




Os personagens são bem cativantes. Mesmo o protagonista, Mark, me desagradando em alguns (poucos) momentos, eu adorei o garoto e torci por ele do começo ao fim. E Beau... Ah, o que falar de Beau? Ele é sem dúvidas um dos melhores personagens animais que já pude encontrar na literatura. A relação dele com o seu dono é de deixar qualquer um com os olhos marejados. É muito amor e lealdade envolvidos, né gente?

Os personagens antagonistas também são bem legais, mesmo os que aparecem em poucos momentos roubam a cena (Destaque para Jessie, Shelby e Wesley).


"De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade." - página 146


E o que falar da edição da Novo Conceito? A editora caprichou na edição de "A Mais Pura Verdade", sem mais! Tudo está impecável. A capa (cheia de detalhes! <3), as orelhas (são tããão lindas), a diagramação (linda!), tradução (sem nenhum errinho sequer)... Enfim, TUDO! TUDO ESTÁ LINDO! :3

Em suma, "A Mais Pura Verdade" é um livro arrebatador. Lindo, tocante e comovente, o livro irá te marcar como nenhum outro já o fez. Altamente recomendado para quem curte uma história simples, mas emocionante. :)




Nota: 5 de 5 estrelas


PS: Foi só eu que quase teve um infarte no final do capítulo 12? 
PS 1: Tem como não favoritar esse livro?
PS 2: Ah, para quem ficou curioso: O cachorro da primeira imagem da resenha é meu! <3
PS 3: Peço desculpas por estar tão ausente nos comentários aqui do blog e nos blogs de vocês também. Estou evitando ao máximo ficar muito tempo de frente ao notebook e ao celular, pois quando passo muito tempo meus olhos já começam a arder e ficarem vermelhos (para vocês terem uma noção, enquanto estou escrevendo essa resenha os meus olhos já estão lacrimejando)! </3 Acredito que eu esteja com a Síndrome da Visão Cansada por uso de Computadores (sim, isso existe). O curioso é que eu nunca tinha ficado com isso antes, mas enfim... Espero me recuperar o mais rápido possível para responder e retribuir os comentários de vocês! :)


30 Comentários

  1. Que resenha mais gostosa de se ler, Tony.
    Eu fiquei com o coração apertadinho aqui, pois me bateu uma saudade do livro. Uma vontade de pegá-lo e começar a ler tudo outra vez.
    Ah, esse cachorro é encantador e doce.
    Adorei a foto com o seu cachorrinho, ficou muito fofo. Ele representou bem o cachorro do livro, a imagem dele olhando para longe, ficou bem a cara de Beau.
    Realmente, não teve como não favoritar. Estava tudo perfeito, até mesmo as orelhas do livro HAHAHA. Adorei esse seu adendo.
    Bom, acho que nem tem muito o que dizer, porque a emoção desse livro fala por si só.
    Imaginei que você gostaria do livro, mas queria ler sua resenha detalhadamente para saber seu ponto de vista.
    Ah! Obrigada por ter me avisado :D
    Espero que melhore desse mal aí, desconhecia isso kkkkkkkkkk. Preciso diminuir minha dose de leitura/estudo em frente ao computador para não passar por esse mal tbm. Melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! Ahh fico feliz em saber que você tenha achado isso da minha resenha! :)
      O livro é tão bacana, né? Também fiquei com um saudade dele... Já tem um tempinho que eu o li.
      Ah que bom que você curtiu a foto do meu cachorrinho! :D Eu também achei que ficou parecido com o Beau. :3
      As orelhas do livro são tão lindas, né? rs
      De nada. E obrigado pelo seu comentário, adorei ele! <3
      Obrigado novamente. Estou um pouco melhor, mas ainda estou doente...

      Excluir
  2. Anw, que resenha mais amor <3 Parece que, mesmo nunca ter escutado sua voz, estava te ouvindo XD de tão pessoal e fofinho que ficou. Esse livro parece ser uma leitura tão boa e gostosa <3 tá na lista!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ahhh fico mega feliz em saber que você tenha achado isso da minha resenha! :ng Sim, o livro realmente nos proporciona uma leitura muito boa e gostosa. Espero que você possa ler ele em breve! :)

      Excluir
  3. Oi Tony!!! *---* Respondendo sua pergunta: Não. Não há como não favoritar esse livro.
    Acho que você leu a resenha que fiz sobre ele lá no blog e sabe que adoro, né? POis bem.
    Quase tenho um infarto no final do capítulo 12 mesmo.Aflição pura!
    A mais pura verdade é um livro que aborda um assunto clichê nos best sellers, mas o autor soube dar uma nova direção. Ao contrário do sofrimento dos outros livros, ele nos mostra um lado leve, incentivador e de positividade para as pessoas. Uma leitura leve que traz esperança e prazer de lutar para quem assa por situações como essa de Mark.Eu também fiquei irritado com ele várias vezes. O autor aceitou fazer uma entrevista para o Vida e letras e falou um pouco do personagem, caso queira ler: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/04/entrevista-com-o-autor-1-dan-gemeinhart.html


    Abraço e melhoras com as vistas.
    Diego, Blog Vida & Letras
    TEM PROMOÇÃO no Blog, participe: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/06/promocao-blog-vida-letras-e-os.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Pois é, foi o que eu pensei! :) Sim, sim!
      É muita aflição mesmo, quase que desmaiava! rsrs
      Concordo contigo, A Mais Pura Verdade é tudo isso mesmo! :3
      Eu li a e entrevista, ficou ótima! :D
      Obrigado.

      Excluir
  4. Oi, tudo joia?
    Primeiro de tudo parabéns pela ótima resenha !!
    Bom, sempre que vejo uma nova resenha desse livro acabo me odiando por ainda não ter comprado ele para ler, sempre esqueço e pego outro no lugar. Estou encantada com tantas críticas favoráveis sobre esse livro, e vou providenciar o mais rápido possível a leitura dele.

    - Te indiquei para uma tag lá no blog :D


    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! Tudo sim e com você?
      Obrigado! Espero que você possa ler o livro em breve. Ele é muito bom, acho que você vai adorar a história de Mark e Beau! :)

      Excluir
  5. Olá Tony.
    Estou adorando essa maratona de resenhas. Concordo com você em tudo o que você falou. Tem como não amar o Beau? Me acabei de chorar no final do livro. Seu cachorro é muito fofo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico feliz em saber que você está curtindo essa maratona de resenhas! :) Não, não tem. Beau é incrível! <3 Ahh, obrigado! :D

      Excluir
  6. Olá Tony,
    adorei sua resenha, fico feliz em saber que o livro apesar do tema não é uma modinha. Tenho a culpa é das estrelas aqui em casa, e ainda não consegui ler.
    Sinto muito pelos seus olhos, já tive isso e é extremamente irritante.

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D
      Isso é mega irritante, né? Tive uma pequena melhora, mas continuo com o problema! :(

      Excluir
  7. Tony!
    Melhoras com os olhos, eu sei que existe pq já tive isso, no meu caso foi parar com o pc, cel, usar óculos e colírio! Daí melhorou! Eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiii A mais pura verdade! Tenho um cachorrinho que é meu filho companheiro e me emocionei muito com a relação desses dois, e cap 12, sim é um dos melhores, esse livro é um amorzinho! Parabéns pela resenha e amei a fotinho do seu cachorrinho!
    Beijos
    Paula Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-sequestrados-robert-crais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Obrigado. Isso é um saco, né? Acho que também vou precisar usar meus óculos com mais frequência e colírio. O livro é incrível, né? Eu também me emocionei bastante com a relação do Mark com o Beau! :) Obrigado novamente, fico feliz que você tenha curtido a foto do meu cachorrinho! :D

      Excluir
  8. Oi, Tony! Vi muita gente falando super bem desse livro, mas mesmo assim A Mais Pura Verdade não despertou a minha curiosidade. Parece ser uma história emocionante, porém não pretendo lê-la. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Ah que pena que o livro não despertou a sua curiosidade... :(

      Excluir
  9. Oi Tony!
    É a segunda resenha que leio deste livro e pela segunda vez, vejo elogios.
    Ok, você me convenceu. Coloquei na lista para ler. HAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Haha que bom que te convenci a ler o livro! :D Espero que você goste de A Mais Pura Verdade! :)

      Excluir
  10. Heey!
    O enredo parece ser muito bom, gosto muito de livros nesse estilo ^^
    Abraços =)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  11. Oieee,
    Como sempre você me deixou com vontade de ler o livro. Essa história parece tocante mesmo, acho que todas que envolvem animais, mas essa envolve isso e doenças. Acho que irei chorar muitoo lendo *_*
    Amo animais, tenho dois gatos e um cachorro *o*
    Espero que melhore da visão logo, pois amo suas resenhas ;p
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Ah que bom que te deixei com vontade de ler o livro! :) A Mais Pura Verdade é bem tocante e emocionante, acredito que você vai amar (e se emocionar com) o livro! :D
      Que legal! *-*
      Obrigado, já estou bem melhor...

      Excluir
  12. ;Me gusta mucho el orden de tus reseñas.

    Pues no sé, el libro no me convenció del todo, a´si que no creo leerlo

    Pero, muchas gracias por la reseña.

    Saludos. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, cómo estás? Oh, ya veo ... pero me alegro de que haya disfrutado de la reseña! :)

      Excluir
  13. Oi, Tony do olho cansado! hahahaha

    Cara, é muito legal o jeito que você escreve suas resenham quando você gosta do livro, sabia? Dá para sentir que você amou lendo ela! É super bacana isso! ♥
    Eu tenho muito receio de ler esse livro! =/ Eu tenho muitos problemas com histórias que abordam esse tema, fico mal depois e não estou podendo ter depressão pós livro agora! hahahahahaha
    Eu vou ler com certeza, mas não agora...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Oi, Tamires! =D
      Não sabia, mas fico feliz em saber! É muito bacana saber que você acha isso das minhas resenhas! :ng
      Xii... Sei como é isso. Mas espero que você leia o livro em breve! :)

      Excluir
  14. Oiii,
    Ain... Eu estou doida por esse livro, (sério, esses dias passei na frente da livraria e ele estava na vitrine, quase infartei pois estava sem a minha carteira...) e a cada resenha que leio fico com mais vontade ainda! haha
    Sua resenha ficou ótima.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! Espero que da próxima vez que você encontre o livro você o compre, hein? rsrs Obrigado! :)

      Excluir
  15. Tony, que resenha mais linda! hahahaha'
    Eu ainda não li esse livro, mas sou louco pra comprar e ler *-*
    Tipo, ok, deu pra ver que voce amou o livro kk
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Markus! Ahh obrigado! :D Espero que você possa ler o livro em breve! :)

      Excluir