Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Título Original: Murder on the Orient Express
Autora: Agatha Christie
Ano: 2014
Páginas: 200
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.



Assassinato no Expresso do Oriente” é o 22º livro escrito pela autora Agatha Christie e o 10º livro protagonizado pelo famoso detetive Hercule Poirot. A obra, por incrível que pareça, foi a responsável pelo meu primeiro contato com a Rainha do Crime e Poirot.


Se arrependimento matasse eu já estaria morto! Por que raios eu ainda não tinha lido nada da Agatha Christie? A autora lançou dezenas e dezenas de livro e eu nunca parei para pegar nenhum para ler! Onde já se viu isso, meus caros? Eu devia estar louco, só pode... Mas ainda bem que eu fiquei sã e resolvi pegar os livros de Christie para ler.

Em poucas páginas, Agatha me conquistou com uma escrita instigante, um detetive cativante e extremamente inteligente e um crime aparentemente sem soluções. Lembram quando eu falei na resenha de “O Chamado do Cuco” que o que eu mais gostava nos livros policiais era ser surpreendido? Então, felizmente a Agatha me surpreendeu. E COMO ME SURPREENDEU!

Eu fiquei absorto na investigação do crime e fiz dezenas de teorias, mas felizmente nenhuma delas se concretizou, pois Agatha preparou para “Assassinato no Expresso do Oriente” um final extremamente SURPREENDENTE e CHOCANTE.


"— Uma boa frase, esta — observou Poirot —; o impossível  não pode ter acontecido. Consequentemente, o impossível é possível, a despeito das aparências." - página 122

Vocês não têm ideia de como é delicioso ler um livro onde há várias reviravoltas e um final surpreendente! Eu fiquei chocado, abismado, perplexo, surpreso, JOGADO e extremamente satisfeito com “Assassinato no Expresso do Oriente”. Sério.

Agatha Christie é genial! Ela conseguiu, em menos de 200 páginas (!!!), nos entregar uma obra absolutamente impecável e perfeita! Impossível não (ao virar a última página do livro) soltar um “UAU” e vários elogios para a autora.

"Poirot cruzou apressadamente o corredor e entrou na sua cabina para apanhar cigarros. Fechou a porta com o trinco. Sentou-se. Seus olhos se arregalaram com o que viu: cuidadosamente dobrado sobre a sua mala, estava um robe de seda vermelho com dragões bordados. 
— Então — murmurou, é assim. Um desafio. Muito bem... eu o aceito." - página 146

Perceberam que eu não estou falando nada sobre a trama do livro, né? Então, isso é o melhor a se fazer ao resenhar este livro. Quanto menos o leitor souber dos detalhes da obra, melhor será a leitura. Juro.

Um comentário sem spoiler:
Hercule Poirot é incrível! O personagem é extremamente inteligente e possui um ótimo senso de humor. Impossível não se afeiçoar ao detetive belga de cabeça oval e bigode curvo (com pontas voltadas para cima).

Eu achava que por não ter lido nenhum outro romance protagonizado pelo detetive ia ficar um pouco perdido. Mas isso felizmente não ocorreu. Mesmo a Agatha dando poucos detalhes a respeito da vida de Poirot, eu consegui me apegar e gostar muuuuuito do personagem. Tanto é que estou extremamente ansioso para ler outros livros protagonizados pelo belga! :3

Todos os outros personagens (que são muitos) também são bem construídos e conseguem ser marcantes.

"(...) Quando se confronta com a verdade alguém que está mentindo, ela é costumeiramente aceita, muitas vezes sem surpresa. Todo o necessário é imaginar certo, para produzir tal efeito." - página 174

A tradução do livro deixou a obra bem atual. Em muitos momentos eu acabava me esquecendo de que o livro foi lançado há 81 (!!!) anos atrás.

A edição da Nova Fronteira, aliás, está impecável. A capa é dura, as folhas são amareladas e há poucos erros de revisão/tradução. A única coisa que me incomodou foi a ausência de notas de rodapé com as traduções das várias expressões em francês que são ditas no decorrer do livro.


Em suma, “Assassinato no Expresso do Oriente” é um livro para nenhum fã de romances policiais colocar defeito. Com um protagonista cativante, personagens secundários memoráveis, reviravoltas magistrais e um final chocante, surpreendente e genial, Agatha Christie nos presenteia com um livro marcante e incrivelmente bem escrito.

Nota: 5 de 5 estrelas

P.S.: Nem preciso dizer que já quero ler todos os livros da autora, né?
P.S.1: Nem preciso dizer que marquei o livro como favorito, né?
P.S.2: Nem preciso dizer que amei essa capa minimalista e cheia de mensagens subliminares, né?
P.S.3: Peço desculpas por ter demorado tanto para responder e retribuir todos os comentários de vocês no último post. É que eu viajei para fazer uma prova bem importante e acabei ficando exausto...


59 Comentários

  1. Meu Deus, Tony! Esses livros da Christie ficam me tentando. Capa dura, um box que convida você ... Enredos ótimos... Estou louco pra ler algum livro dela.

    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! O box é incrível e os livros ainda melhores! <3 Você devia comprar o box e ler os livros da Agatha Christie, hein? :)

      Excluir
  2. OIIII!

    AEEEEEEEE <3 <3 <3

    Eu tenho esse box <3 Na verdade quero todos os box da Nova Fronteira pq são lindos e maravilhosos. Eu já saba que o livro era antiguinho mas quando li parecia tão atual que me assustei. AMEI a história! Eu tenho 6 livros dela, já li 2 (tá tudo atrasado) os dois com Poirot e ele é ótimo!
    Como vc disse as capas são lindas e a história é genial. Eu nunca que pensei aquele final gente HAHAHAHA.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Ana! :) Esse box é muito lindo, né? Também quero todos os que a Nova Fronteira fez! Pois é, eu também me assustei com isso! :O Eu também nunca imaginei aquele final! hahaha

      Excluir
  3. OI Tony!
    Esse box é lindo.
    Eu não achei o livro tudo isso não, alias os 3 que li dela, deixaram a desejar.
    Ainda sou mais Sherlock Holmes!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Poirot é demais! O cara é simplesmente genial, ele resolve tudo com perfeição, sem falar na Agatha que dispensa comentários! Dela eu li Morte no Nilo e O Assassinato de Roger Ackroyd, meu primeiro contato com Poirot se deu nesse livro. E o cara é bom mesmo! Ótima resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila! Sim, Poirot é demais! :D Eu estou com Morte no Nilo aqui e mal posso esperar para lê-lo! Obrigado! :)

      Excluir
  5. Agatha Christie é maravilhosa!! Faz muita falta e deixou conteúdos maravilhosos.
    Amo Poirot <3


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci! A Agatha Christie e o Poirot são incríveis, né? <3

      Excluir
  6. Você ainda não havia lido nada da Agatha Christie? :O
    Minha mãe sempre foi viciada pelos livros dela, e passou isso para mim... Amo a autora, acho ela é máximo, e todo mundo deveria ler!! hahah
    Sua resenha ficou ótima, e a capa dessa edição está linda!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh! Pois é, ainda não tinha lido nada da autora! :O Verdade, a Agatha é realmente maravilhosa! Adorei a autora! <3 Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  7. Oi, Tony! Essas edições dos livros da Agatha Christie pela Nova Fronteira são lindas, não vejo a hora de comprá-las. Até o momento li apenas uma coletânea de contos dessa autora e gostei bastante, quero ler todas as obras dela. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Pois é, essas edições da Nova Fronteira estão lindas! <3 A Agatha escreve muito bem, né? :D

      Excluir
  8. Olá, eu realmente não conhecia a autora, muito menos os trabalhos delas, mas me encantei com a mesma.
    Pesquisarei um pouco sobre ela, parece ser uma escritora maravilhosa :)
    Abraços,
    www.olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro! Sério que você ainda não conhecia a Agatha Christie? Pesquise mesmo e leia os livros delas, pois vale muito a pena! :)

      Excluir
  9. Oiee
    Tenhoo muito interesse nos livros dela, mas confesso que nunca li nenhum. Minha mãe é fascinada pelos livros da Agatha. Gostei muito da resenha e fiquei curiosaa. Vou acabar lendo kkk
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Você devia ler os livros dela, hein? Algo me diz que você ia gostar deles! :) Fico feliz que você tenha gostado da resenha!

      Excluir
  10. Também nunca li a Agatha e o pior é que tenho alguns contos dela. Depois desta resenha preciso lê-los. Curti bastante.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moises! Você precisa ler mesmo! haha Acho que você vai gostar da escrita dela! :)

      Excluir
  11. Olá, Tony.
    Fiquei tão feliz agora lendo sua resenha. Eu como fã da Agatha quando vejo que ela ganhou mais um admirador, fico muito satisfeita. Ela é surpreendente. Eu nunca consegui descobrir os assassinos e o Poirot é sensacional, me desculpe o Sherlock, mas isso sim é que é detetive hehe. Leia todos, que são todos ótimos, mas um que é leitura obrigatória é O caso dos dez neguinhos. Depois que terminei tive que reler porque não conseguia acreditar como a autora tinha me enganado hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eba, que bom que te deixei mais feliz! haha Realmente, a Agatha é surpreendente! Adorei muito esses livro e já quero ler todos os outros da autora! :) Opa, vou anotar esse título aqui! :D

      Excluir
  12. http://designnmania.blogspot.com.br/
    Faça um Orçamento com a Gente, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João Vitor! Depois vou dar uma passada no seu site, tá? :)

      Excluir
  13. Tony, só tenho uma coisa pra te falar: eu aviseeeei! Agatha Christie é a minha rainha suprema da literatura (e a Gillian Flynn é a princesa), e morrer sem ler ao menos um livro dela não é viver! A resenha ficou excelente!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guta! Verdade, você bem que me avisou mesmo! rs Concordo contigo! haha E obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  14. Oi Tony!
    A Agatha é o máximo, né? Sou super suspeita em falar, mas ela é, rsrs
    Não acredito que você nunca tinha lido nenhum livro dela! E começou super bem, com um dos mais clássicos. O desfecho desse livro é algo que só passaria pela cabeça da Dama do Crime. Genial!
    É..não precisa dizer que vc já quer ler todos os livros da autora (rsrs) e você vai ver que ela surpreende sempre. Leia O Caso dos Dez Negrinhos. Insuperável!
    Poirot é <3
    PS.: Nunca tinha visto Lawrence Block elogiando a autora. Gosto muito dos livros dele também.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Sim, ela é um máximo! <3 Pois é, também não acredito nisso! hahaha Mas ainda bem que mudei isso, né? rs O desfecho é genial, nunca imaginei naquele final! rs
      Opa, você é a segunda que me recomenda esse livro. Vou ver se leio ele logo! :D
      Adorei o Poirot! <3
      Ainda não conhecia esse autor, acredita?

      Excluir
  15. Sempre que vejo alguém falando de Ágatha Christie eu me lembro da minha avó, e me acho uma tonta.
    Vózinha era fascinada e tinha a coleção completa. Quando ela não conseguia mais ler - estava com a visão bem prejudicada - quis me dar todos os livros, e eu nem quis, nem liguei. Não lia muito. Havia tentado ler Testemunha Ocular e abandonado e não era muito leitora. E tudo se foi!
    Eu realmente quero ler os livros dela e dizem ser esse um dos melhores.
    Que bom que gostou da leitura, Tony. E eu acho que essas capas dessa coleção que a Nova Fronteira lançou, maravilhosas!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Mas você não é tonta por lembrar da sua avó... Essa é uma lembrança bem bonita, ao meu ver. Pena que você não quis os livros dela, né? Pois é, essas capas são lindas! <3

      Excluir
  16. Oi, Tony!

    Eu nunca li nada da Agatha! Minha mãe sempre me falou de como esse livro em questão é bom, mas nunca li! Logo eu que adoro um livro com uma pegada policial...eu sou um ET! hahaha
    Essas edições da NF estão lindas, lindas lindas!
    Vou tentar ler em breve!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Hahaha, você devia ler os livros da Agatha, hein? E verdade, essas edições estão lindas! <3

      Excluir
  17. Há muito tempo tentei ler um livro da Agatha Christie, mas deu muito certo. Acredito que tenha sido porque curto mais romances e livro mais leves, mas a sua resenha me deixou com muita vontade de dar mais uma chance. Você transmitiu tanta empolgação que me deixou empolgada também rs.
    Ótima resenha! Parabéns!


    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Ah que pena que não tenha dado muito certo... Acho que foi por isso mesmo! Mas fico feliz que você tenha curtido a resenha! Obrigado! :)

      Excluir
  18. Segunda resenha que leio hoje de um livro da Agatha e estou me sentindo tristinha por nunca ter lido nada dela :/ São lindas edições, mas caras :( e eu acabei de gastar +300 em livros, então fico pra depois alçskalksaçs
    beijão Tonin
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! O box que contêm essa edição que resenhei eu comprei por R$ 38,00. Até que não tá tão caro, né?

      Excluir
  19. Excelente resenha! A Agatha é maravilhosa!
    Beijo

    @rhadijapraia
    amoremprosaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Heey, Tony!
    Eu amo os livros da Agatha, mas Assassinato no Expresso do Oriente é o meu predileto!! Não poderia concordar mais com suas reações com relação ao final hahah
    O livro é ótimo e nessa edição ficou mais do que impossível não ter e amar <3
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Hahaha aquele final é de cair o queixo, né? rsrs Sim, essa edição está muito: <3<3<3

      Excluir
  21. Olá.
    Ahh eu acho a capa desse livro maravilhosa!
    Sou louca para ler algum livro dela, quase comprei este uma vez na livraria, mas ai ficaria sem dinheiro para o ônibus. AUSHAS
    ótima resenha, fiquei com mais vontade de ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Sim, a capa do livro é maravilhosa! <3 Hahaha espero que na próxima você consiga comprar o livro! rs

      Excluir
  22. Acredita que eu também nunca li nada dela?? Não por falta de vontade, mas acho que nunca surgiu oportunidade, e então a gente deixa de lado né. Adorei sua resenha, ainda bem que você foi apresentado à esse universo de mistério criado por ela né, antes tarde do que nunca :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tá rolando promoção de 'Billy e Eu' lá no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ah, sei como é isso. Fico feliz que você tenha curtido a resenha e é isso mesmo: Antes tarde do que nunca! :)

      Excluir
  23. Oi, Tony!
    Eu preciso ler algo da Agatha também!! Parece ser muito bom e acredito que irei gostar.
    Nunca li nada dela e só ouço elogios. Sua resenha ficou maravilhosa; bastante clara e sem spoiler algum. Fiquei completamente curioso e espero poder ler muito em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Também acho que você vai gostar, a escrita da Agatha Christie é incrível! <3
      Muito obrigado, fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  24. Oi Tony!
    Meu primeiro contanto com a autora foi este ano e eu tive a mesma reação que você.."por que demorei tanto para ler algo dela??" rs.
    Até o momento eu só li Os Elefantes Não Esquecem. Apesar de ter desvendado o final eu adorei a escrita da autora e o personagem Hercule!!
    Por coincidência estou lendo O Assassinato no Expresso do Oriente agora e espero que dessa vez eu seja surpreendida. Minhas expectativas estão bem altas!!
    Parabéns pela resenha!
    Um abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! A Agatha é genial, né? A escrita dela é muito boa e o Poirot é incrível! *-* Espero que você curta Assassinato no Expresso do Oriente! :) Obrigado! <3

      Excluir
  25. Poirot é Poirot néh, quando eu leio Agatha Christie eu fico tipo, cara que mulher incrível, não e a toa que é a rainha do crime neh não. Simplesmente genial. Bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yuu! Hahaha pois é, o Poirot é incrível! E a Agatha também, achei a autora genial! :)

      Excluir
  26. Agatha é um clássico da literatura. Os livros dela foram os responsáveis pelo meu gosto por leitura. Depois que os peguei, não parei mais... Li todos os cerca de 100 livros dela lançados no Brasil (alguns 2 vezes) e em seguida saí em busca de outros autores... Hoje leio em torno de 500 a 1000 páginas por semana e já li quase mil livros, mas Agatha tem um espaço especial no meu coração. Essa mulher revolucionou o gênero policial. Não é à toa que até hoje não perdeu o título de Rainha do Crime... :D

    Indico, em especial, O caso dos 10 negrinhos (atualmente chamado de E não sobrou ninguém), Noite sem fim, O cavalo amarelo, O assassinato de Roger Ackroyd, O homem do terno marrom, O segredo de Chimneys, dentre outros...

    Complementarmente, indico também "Onde estão as crianças?", de Mary Higgins Clark...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Pois é, é um clássico mesmo. Nossa, sério? Que demais! Eu só li dois dela até agora, mas pretendo ler vários e vários. Super obrigado pelas dicas, estou anotando todas aqui...

      Excluir
    2. Boa leitura! Agatha é realmente um clássico. Ninguém pode dizer que realmente literatura policial até ter lido os livros dela.. :D

      Excluir
    3. Retificando...

      "Ninguém pode dizer que realmente conhece literatura policial até ter lido os livros dela"... ;)

      Excluir
    4. Pois é, Aline. Concordo contigo! :D

      Excluir
  27. Oi Tony,
    Você já sabe que não curti muito esse livro né!
    O fato é que eu não engoli a história, achei ela meio forçada e a resolução do crime preguiçosa, ninguém adivinha o final porque ele não faz muito sentido, por mais que a autora tenha tentado justificar. É também não suportei o Poirot, ele é extremamente irritante e metido nesse livro. Juntando tudo isso com uma reta final que só consigo descrever como preguiçosa (sério, é muito abrupto, parece que ela simplesmente cansou de escrever e finalizou as pressas pra se livrar do livro logo) quase me fizeram desistir da autora... sorte que não o fiz, li outros muito melhores dela, meus favoritos são Um Corpo na Biblioteca e O Cavalo Amarelo

    Grande abraço pra ti😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi! Sei sim e apesar de não concordar contigo, te entendo e respeito sua opinião. Espero ler esses dois livros em breve! :)

      Excluir