Título: Deixe a Neve Cair
Título Original: Let it Snow
Autores: Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle
Ano: 2013
Páginas: 336
Editora: Rocco
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green , Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor , interligados, com direto a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.

Li "Deixe a Neve Cair" no mês passado para comemorar o Natal. Acabou que a leitura não foi tão boa quanto achei que fosse, mas apesar dos pesares, encontrei alguns pontos positivos na obra.


Vamos saber o que eu achei de cada conto e o livro como um todo?

O Expresso Jubileu, de Maureen Johnson:

O conto que dá início ao livro foi escrito por Maureen Johnson, uma autora que adoro. Na história, conhecemos Jubileu, uma garota que vê sua vida mudar (em plena véspera de Natal) após seus pais serem presos por causa da Cidade do Papai Noel Flobie.

"Eu estava em um daqueles dias que você sente que a vida... gosta de você." - página 10

Gostei bastante do conto, da sua protagonista e dos personagens. O que me irritou foi o quão previsível a história é. Assim que li a breve descrição do conto na orelha do livro, sabia com quem a Jubileu ia ficar no final da história e isso foi meio broxante... Queria ser surpreendido e não foi o que aconteceu. Mas tirando isso e a insistência da personagem em criticar o seu próprio nome (cara, Jubileu é o nome de uma das minhas personagens favoritas da Marvel!), foi um conto bem agradável de ser lido.


O Milagre da Torcida de Natal, de John Green:

O conto de um dos meus autores preferidos é ótimo. O que peca mesmo é a sensação de "eu já li isso antes...", mas deixarei para falar sobre isso depois. "O Milagre da Torcida de Natal" conta a história dos amigos Tobin, JP e Duke, que largam a maratona de filmes do James Bond para irem à Waffle House verem as líderes de torcida que lá se encontram.

"É piadinha acreditar em sonhos? É piadinha superar a adversidade para tornar tais sonhos realidade?" - página 158

Como disse, o conto é ótimo. Mas o que me incomodou mesmo foi a sensação de déjà vu que senti ao ler a história. A impressão que fica é a de que John Green pegou todos os elementos que deram certo em suas outras histórias para colocar nessa. Querem provas? Lá vão elas: Neste conto temos o amigo do protagonista que é engraçado e tem alguma característica que será motivo de piada (artifício usado em "A Culpa é das Estrelas" [Isaac e sua cegueira], "Cidades de Papel" [Radar e sua cor de pele], "O Teorema Katherine" [Hassan e seu peso e também sua nacionalidade] e "Will & Will" [Tiny e seu peso]); Temos a garota descolada (às vezes ela também é amiga do protagonista) que em algum momento se tornará interesse amoroso do protagonista (artifício usado em "Cidades de Papel" [Margo], "O Teorema Katherine" [Lindsey] e "Will e Will" [Jane]); E claro, temos a famosa viagem de carro feita pelos protagonistas (artifício usado em "Cidades de Papel" e "O Teorema Katherine").

Tirando essa situação meio incômoda, o conto super me agradou. O ótimo humor de Green e seus personagens extremamente cativantes, como sempre, me encantaram.


O Santo Padroeiro dos Porcos, de Lauren Myracle:

Lauren Myracle foi a responsável por encerrar o livro com chave de ouro, mas o que conseguiu fazer mesmo foi um conto razoável com uma protagonista detestável. Em "O Santo Padroeiro dos Porcos" conhecemos Addie, uma garota que está na bad após ter terminado com seu namorado Jeb.


"Oi, disse a tristeza. Estou de voool-taaa. Sentiu saudades?" - página 259

Addie é insuportável. A típica garota que acha que o mundo inteiro gira apenas e exclusivamente em torno de si. E é por causa dela, que a minha experiência com o conto foi a pior possível. O que se salva na história é Gabriel (amo porcos! <3), as amigas legais da protagonista (Tegan e Dorrie) e as constantes aparições dos personagens dos outros contos. O final com todo mundo reunido foi lindo! :)


Em suma, "Deixe a Neve Cair" é um bom livro. Mesmo com todos os pontos negativos, o saldo final com a obra é mais positivo do que negativo. Essa é uma daquelas obras onde mesmo encontrando várias falhas, não conseguimos deixar de gostar dela.

Nota:




66 Comentários

  1. Oi Tony!
    Ai meu Deus, bom q já vou me preparando psicologicamente pra essa leitura! Rs
    Sou um pouco chata com contos previsíveis XD
    Mas provavelmente a escrita das autoras deve ser ótima, e tem o John Green q já conhecemos. Concordo com vc, ele tbm tem seua clichês, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Hahaha é melhor se preparar mesmo, pois os contos são bem previsíveis. Sim, as escritas deles são ótimas! :)

      Excluir
  2. Oi, oi!

    Que pena que tu curtiu tanto o livro, principalmente a história do Green. =/ Estava super empolgado pra ler esse liro, mas, agora tô com um pé atrás e com medo de me decepcionar. Mas, pelo menos a capa do livro continua sendo linda. Hahaha.

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriel! Na verdade eu adorei a história do Green! hahaha O que não gostei foi isso que falei... Sim, a capa do livro é linda! :)

      Excluir
  3. Oi Tony
    Este livro foi um que não me prendeu muito, acho que li dois contos. Quem sabe um dia eu termino.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito acostumado a ler contos, mas esse em específico me chama bastante atenção, desde o lançamento... e também pelo fato de ter o John Green no time de autores né hahaha

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tony meu querido! Tudo bem? Já adianto que estou ótimo, hahaha.

    Quero muito ler este livro, mas sempre adio a leitura, por uma razão ou outra nada aparente. Creio que a melhor época de lê-lo é pelo natal mesmo. Que bom que gostaste mais do que detestaste. Vou ler, porque aprecio tua opinião. Espero me agradar, hehehe. Grande abraço e obrigado pela recomendação.

    Ps: que capa linda, sempre babo, hahahaha.

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ewerton! Tudo sim e contigo? Ah, que bom...
      Também espero que o livro te agrade! :) De nada! ;)
      Haha pois é, a capa é linda!

      Excluir
  6. Oláá Tony
    Sou muito curiosa para ler Deixe a neve cair, mas fiquei mais animada e curiosa agora que li sua resenha e as quotes que você separou são maravilhosas! *-----*
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Apesar dos probleminhas que relatei, o livro é bem bacana! :)

      Excluir
  7. Oi, Tony!
    Achei os quotes super engraçados.
    Realmente o João Verde repete alguns esteriótipos em seus livros.
    Quem sabe no próximo Natal, eu não leia?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tony!
    Confesso que não sinto vontade de ler os livros que João Verde esteja envolvido, o único livro que amei dele foi "Quem é você, Alasca?" os outros me decepcionaram muito! aushuas


    SORTEIO de livro rolando, corre pra participar: http://goo.gl/i03FzM

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! "Quem é você, Alasca?" é o único livro dele que não tenho vontade de ler! rs

      Excluir
  9. Olá, Tony. Tudo bem?

    Confesso que esse livro não me chama muita atenção. Mas achei bacana seu ponto de vista, principalmente sobre o conto do tio verde. Acredito que o John precisa parar de seguir uma fórmula que pode ter dado certo uma, duas, três ou mais vezes, e se arriscar em algo novo.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Tudo ótimo e contigo? Que bom que você achou meu ponto de vista bacana. Ah, super concordo contigo! O John realmente precisa inovar...

      Excluir
  10. Fiquei curiosa em ler o livro, porque não tive uma boa experiência ao ler Cidades de Papel do Green, vou tentar ler esse, tanto por ele como pelos outros escritores.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micaeli! Tente mesmo, quem sabe você não gosta? :)

      Excluir
  11. Olá, Tony.
    A minha nota foi menor que a sua hehe. Eu não gostei do conto do John, porque ao contrario de você, ainda não consegui me encantar com nenhum livro dele. O meu preferido foi o primeiro. Mas o que mais me chamou a atenção no livro na verdade foi a coleção de miniaturas do primeiro conto, eu queria uma igual hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Hahaha verdade. Acho que o que gostei mais foi o do John, mas o da Maureen também é ótimo. Ahhh eu também super queria uma coleção daquela para mim! :D

      Excluir
  12. Eu amoo esse livro <3 meu deus como amo <3 li ele em PDF e amei <3 sua resenha ficou boa <3 acho que cada um encara o livro de uma forma diferente né!

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs! Sim, sim. Cada um encara o livro de uma forma diferente...

      Excluir
  13. Oie....
    Primeiramente gostaria de dizer que AMEI o novo layout!
    Adorei a sua resenha! Apesar de tudo negativo que você mostrou ainda fiquei animada a ler.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Oba, fico feliz em saber que você curtiu o novo layout do blog e a resenha! :)

      Excluir
  14. Heey, Tony!!
    Eu sinceramente não tenho vontade de ler "Deixe a Neve Cair". A premissa não me chama muito a atenção e sempre achei que seria aquele típico clichê chatinho e previsível.
    Após ler sua resenha eu continuo achando que não vou gostar do livro, mas percebi que estava errado em alguns pontos.
    Não acredito que o John fez isso no seu conto?!?! Poxa, o "rei" dos adolescentes deveria ser mais original hahah
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gui! O livro, infelizmente, é bem assim mesmo. Pois é, mesmo adorando o John Green, tenho concordar que ele deveria ter sido mais original.

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que pena não ter sido uma leitura tão boa.
    Tenho vontade de ler esse livro mas não uma leitura pra agoooora, em um futuro próximo.
    Beijos


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Pois é, é realmente uma pena, né? :(

      Excluir
  16. Deixe a neve cair é um livro que eu sempre tenho vontade de comprar, de ler, mas nunca faço isso, não sei por que... acho que é muito porque eu sempre boto outros livros na frente hahaha Mas, sabe, isso que você falou do Green me chamou atenção porque é exatamente o que eu pensava enquanto lia mais livros dele, ele tem uma fórmula que dá certo e ele aplica sobre TODOS os livros dele, por isso que não dá pra esperar muita novidade... ainda assim a escrita dele é cativante, acredito que seja por isso que continuo gostando haha
    Adorei a resenha, Tony!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kathleen! Haha sei como é. E ah, que bom encontrar alguém que pensa do mesmo jeito que eu! Sim, a escrita dele é muito cativante mesmo! <3

      Excluir
  17. Oi, Tony! Tudo beleza?

    Antes de mais nada, Feliz Ano Novo, parceiro!
    E também parabenizo pelo belíssimo template. Seu blog ficou super legal! Show!!!

    Cara, esse livro as vezes me desperta a curiosidade, mas ao mesmo tempo não..., embora sua resenha me fez ficar com vontade de ler pelo jeito que você a resenhou.
    Bem, quem sabe um dia eu dê uma chance à ele...

    Abraços!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Tudo sim e contigo? Ah, obrigado. Para ti também! <3 Fico feliz em saber que você achou o novo layout super legal! :)
      É, quem sabe um dia, né?

      Excluir
  18. Ao mesmo tempo que tenho vontade de ler este livro, fico meio com o pé atrás. Já vi algumas opiniões e li as sinopses, fico meio na dúvida. Um dia, talvez. hahaha

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  19. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Eu confesso pra você que esse é um livro que não me chama muita atenção !!
    Mas gostei bastante da sua resenha !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo?
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha! :)

      Excluir
  20. Olá, Tony! Tudo bem?
    Esse não é um livro que eu faria questão de ler, mas acho que eu até poderia ler por curiosidade. Eu meio que fujo dos livros dele, sabe?
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ani! Tudo ótimo e contigo? Sei sim. Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  21. Helloo, Lucas! Tudo numa nice?!
    Eu gosto do natal, mas não gosto de livros natalinos, li um conto da Luiza Trigo no fim do ano e me surpreendi grandemente por ter gostado. Fiquei repensando um pouco se devo dar uma chance a livros e filmes natalinos. Eu simplesmente não curto apesar de amar tudo no fim de ano. Sou contraditória, né?! Aahaha
    Enfim, esse livro não tinha me chamado a atenção já por esse fator e quando vi o nome do John já descartei logo. Não que eu ache que o cara é ruim e tal, li três livros dele no ano retrasado (só gostei mesmo de ACEDE) e achei que ele era arrasador, mas depois de ler mais e mais percebi que não era tudo isso, que ele só fazia muito barulho, e minhas prioridades para leituras mudaram e comecei a querer coisas mais diferentes.
    Enfim, a premissa nem me animou muito, sabe?! E você não é a primeira pessoa que comenta sobre isso do livro. Mas enfim, ótima resenha.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo sim e por aí?
      Acho que sei qual é esse conto. Já o li e também achei ele ótimo! <3
      Hahaha pois é.
      Entendi...
      Obrigado! :)

      Excluir
  22. Oi Tony ! Tudo bem ?
    Então, estava atrás de algum livro natalino e sempre vejo esse como uma das opções principais, maaaas.. não sei se leria pelo simples fato de ter um conto do John Green. Eu criei uma barreira tão grande em relação aos livros dele que simplesmente evito.. Vai entender.
    De toda forma, adorei a resenha !

    Abraço !

    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Tudo ótimo e contigo? Ah, te entendo... Fico feliz que tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  23. Olá Tony

    Tudo bem?

    Me sinto muito duvidosa em relação a esse livro, primeiro que não sou tão fã de contos, então pra mim realmente tirar tempo pra ler, preciso gostar muito ou me chama bastante atenção, pelo que li em sua resenha, encontrei mais pontos positivos que negativos, por isso eu não leria, evamos combina que Jonh Gree esta ficando um repetitivo demais mesmo! Algumas ideias dele!
    Mas o Fato de você ter gostado de alguns pontos mesmo o livro sendo negativo e o que nos deixa satisfeito no final, poxa algo tem que salvar não é?
    Ainda não sei se leria, mas gostei da resenha <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo sim e contigo? Hahahaha consigo compreender sua dúvida. Mas leia! Quem sabe você não gosta da obra? :)
      Fico feliz que você tenha curtido a resenha!

      Excluir
  24. Oi Tony!
    Eu já li esse livro e também fiquei um pouco incomodada com o conto do John Green. Parece que ele tem uma receita de bolo e escreve exatamente da mesma forma sempre. Para ser sincera, eu já nem me animo muito com livros dele.
    O destaque foi realmente "O Expresso Jubileu".
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Exato, é o que penso também. Ah, o conto da Maureen é ótimo, né? :)

      Excluir
  25. Oi, Tony! Que pena que você não gostou tanto quanto esperava.. Eu li esse livro no Natal de 2014 e amei, a leitura foi super rápida e envolvente. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Pois é, é uma pena mesmo... Mas mesmo assim, gostei do livro! :)

      Excluir
  26. Oi Ton!
    Esse é um livro que mesno que eu leia várias e várias resenhas positivas não me chama atenção. Não me atrai nem a ideia de tentar ler. Mas como sempre digo você fez um belo trabalho na resneha.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Gostou muito desse Autor, pena que o livro não foi 100% bom.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha. Confesso que nunca li nenhum livro do Autor, acho um pouco romântico demais, não sei, acredito demais no trabalho dele e tal...
    Quero acompanhar mais blogs literários, estou embarcando no mundo da leitura e quero ver resenhas de livros em que eu me interesse para comprar!
    Enfim, abraços^^

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rick! Fico feliz que você tenha curtido a resenha. Que bacana isso, espero que você consiga ler vários livros! :)

      Excluir
  29. Oi, Tonyyy

    Posso ficar feliz pelo fato da leitura não ter sido tão boa assim? #risadamaléfica muhahahaha
    kkkkkkkkkkkkk Tô brincando. Você sabe que tenho um pouco -muita -implicância com o João Verde, mas esse livro traz contos de outras pessoas, então não posso falar muito.
    Que bom que você conseguiu ver o lado bom apesar dos pesares...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Pode não! hahahahaha Aí você está sendo muito mal! kkkkk Sim, apesar de tudo, o livro tem seus pontos positivos! :)

      Excluir
  30. Oi Tony!
    Eu também não morri de amores por Deixe a Neve Cair, mas no geral gostei do livro.
    Me interessei em ler por causa do John Green (lógico), mas acabei achando o conto da Maureen melhor que o dele.
    Concordo que as histórias são previsíveis, o que é uma pena porque deixa o livro nessa categoria de "legalzinho" quando com tantos autores talentosos podia ser ótimo.
    PS: Por mim o John poderia colocar uma road trip em cada uma de suas histórias, rsrs. Adoro! É a minha parte favorita de Cidades de Papel :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Aconteceu o mesmo comigo: não morri de amores por ele, mas gostei.
      O da Maureen é ótimo, né? :)
      Hahaha eu também gosto muito das road trips, mas sei lá... De tanto o John colocar elas nos livros eu fico meio enjoado delas.

      Excluir
  31. Eu gosto de 2 livros do John Green, o resto acho repetição. Mas quero ler esse livro para poder saborear a escrita dos outros autores :)
    PS: passa la no blog, te marquei numa TAG

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gus! A escrita da Maureen é ótima! :)
      Oba, obrigado pela indicação!

      Excluir
  32. Tenho ouvido falar desse livro, mas eu juro que não sabia que é contos. Eu realmente não consigo ler nada do John Green desde A Culpa é das Estrelas (não gostei do livro), mas quero dar uma segunda chance ao autor.

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Entendo... Acho "O Teorema Katherine" ótimo. Por que você não dá uma chance a ele?

      Excluir
  33. Olá, Tony!
    Há um tempo esse livro está na minha wishlist, mas infelizmente ainda não consegui lê-lo. Porém, acho que os contos parecem ser divertidos e bem no clima! Uma pena não ter superado expectativas e alguns pontos serem previsíveis, mas pelo menos conseguiu tirar pontos positivos haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Sim, os contos são realmente divertidos e no clima do Natal. Espero que você goste de "Deixe a Neve Cair"! :)

      Excluir