Título: Os Crimes ABC
Título Original: The ABC Murders
Autora: Agatha Christie
Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Ao receber uma carta desafiando-o a solucionar um crime iminente, Hercule Poirot sabe que talvez seja apenas uma brincadeira de mau gosto, mas ainda assim teme pelo pior. E não perde por esperar: na data e no local indicados, o assassinato de fato acontece, e ele recorre ao capitão Hastings e ao inspetor-chefe Japp para juntos investigarem o caso.

As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar com a chegada de uma nova carta e a ocorrência de um novo homicídio: o remetente identifica-se apenas como ABC, e suas vítimas parecem seguir uma rígida ordem alfabética ? Alice Ascher em Andover, Betty Barnard em Bexhill... Mas o que Poirot pode fazer para capturar esse serial killer, quando seus alvos possuem tão pouco em comum?

Mesmo só tendo lido dois livros da Agatha Christie, posso dizer que a autora é genial e uma das melhores que já existiram. Com "Os Crimes ABC", a Rainha do Crime conseguiu se consagrar no meu hall de autores favoritos.


Sabe aqueles livros que você é fisgado logo nas primeiras páginas e não consegue largá-los até que descubra o que raios aconteceu? Então, este é um desses.

Agatha consegue instigar o leitor logo nas primeiras páginas, quando mostra a primeira carta que Poirot recebera do serial killer conhecido como ABC. Muitas perguntas surgem: Quem é este assassino? Por que ele decidiu desafiar Poirot? E será que ele realmente vai matar alguém em Andover? 

Após mais algumas páginas, novas cartas e a confirmação de que ABC realmente está cumprindo o que promete, novas perguntas surgem como: Por que ele escolheu tais pessoas para serem suas vítimas? Qual a ligação entre elas? E claro: MAS QUEM É ESSE TAL DE ABC?????

Como era de se esperar, a minha cabeça ferveu. Fiquei tecendo mil e uma teorias à respeito da identidade do assassino, para, no fim... Não acertar quem ele era.

"É muito difícil de imaginar, penso eu, o que as pessoas podem se tornar com o tempo, senhor." - página 36

É, Agatha Christie conseguiu (de novo) me enganar direitinho. E o pior (ou melhor?) de tudo: não desconfiei em nenhum momento sequer da verdadeira identidade do assassino. Isso só prova a genialidade de Christie, que consegue nos despistar e surpreender com facilidade. Ah, e além disso tudo consegue se encaixar e fazer sentido no final, o que só torna o livro ainda melhor.

Sobre os personagens, só tenho elogios. Poirot continua incrível e adorei sua parceria com Hastings (que eu ainda não conhecia, acreditam?), que é um personagem bem interessante e divertido. A construção dos antagonistas também é ótima. Destaque para ABC, que rouba a cena.

Outro ponto positivo é a grande quantidade de psicologia inserida na obra. Para desvendar os crimes de ABC, Poirot passa a adentrar na cabeça do próprio assassino, para tentar entendê-lo e desvendar sua identidade. Há ótimas e interessantíssimas conversas sobre o perfil psicológico de um assassino, o que só torna o livro ainda mais delicioso de acompanhar.

"Era, talvez, um sinal de fraqueza em tão grande homem, mas mesmo o mais equilibrado dos mortais é passível de se deixar arrebatar pelo sucesso." - página 60

A edição da Nova Fronteira continua ótima. Tirando alguns erros de revisão, tudo é praticamente perfeito.

Em suma, "Os Crimes ABC" é mais um excelente livro de Agatha Christie. Se você gosta de um romance policial inteligente e viciante, certamente amará a obra.


Nota:





56 Comentários

  1. Oi, tudo bem? Esse livro parece ser bem legal mesmo, você ja leu Osho? preciso da opinião de alguem que ja tenha lido haha

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony, parabéns pela resenha!
    Sou fã de romances policiais e investigativos, depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa para conhecer essa estória! Parece mesmo ser bem fluída e cheia de ganchos! Espero poder conferir em breve!

    Até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maritza! Obrigado. O livro é bem assim mesmo, acho que você vai gostar dele! :)

      Excluir
  3. Oi, Tony!
    Dizem que a Agatha é o Conan Doyle de saia hahahhhaa
    Eu estou com alguns livros dela aqui pra ler e estou bem ansiosa. Nunca li nada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Hahaha não sabia disso, acredita? rs Espero que você leia esses livros logo! :)

      Excluir
  4. Nossa, agora fiquei super a fim de ler esse livro. Deve ser muito bom.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tony!

    Adoro quando o autor nos engana direitinho em romances policiais. É ótimo adivinhar a identidade do assassino, mas melhor ainda é se surpreender. Ainda não li este livro, mas gostei bastante do enredo e da forma com ela conduz a narrativa.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! É tão bom quando isso acontece, né? Espero que você possa lê-lo em breve. Obrigado! :)

      Excluir
  6. Acho que até hoje só li um livro da Agatha Christie e gostei bastante. Minha mãe que é apaixonada pela autora, já deve ter lido quase todos ahaha Estava procurando um romance policial que me prendesse já que não é meu gênero predileto apesar de gostar muito. Vou colocá-lo na lista, muito obrigada pela indicação <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tony!
    Apesar de três livros da autora aqui em casa nunca li nenhum ! O que é uma vergonha, pois, os tenho na estante e já li um zilhão de comentários bons rsrs... Acho que vou criar vergonha e ler :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Nossa, trate de mudar isso e ler os livros, hein? rs

      Excluir
  8. Olá, Tony.
    Eu amo a Agatha desde criança e fico muito feliz quando ela ganha novos fãs hehe. Adorei sua resenha. Realmente é impossível desconfiar quem é o assassino, eu nem tinha ideia de quem era hehe. Leia O caso dos dez negrinhos que dizem ser o melhor dela. Eu prefiro O assassinato no Expresso do Oriente, mas amo esse também hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Hahaha pois é, nunca que eu ia conseguir adivinhar! rs Esse já está na minha lista e eu estou ansioso para lê-lo! :)

      Excluir
  9. Oi, Tonyyyy

    Que bom que mais uma vez a Agatha conseguiu te surpreender! É tão bom quando a gente nem consegue imaginar o que está se passando, né? Aí quando chegamos ao final do livro ficamos impactados e pensamos "como não desconfiei dele?" haahahha
    Eu ainda não tenho esse livro, mas assim que eu ler Assassinato no Expresso do Oriente pretendo comprar mais um livro dela! \õ/

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Sim, é muito bom mesmo! :) Hahahaha pois é. Oba, compre mesmo! :D

      Excluir
  10. Ahaha , amei o comentário do Times sobre a Christie ! Adorei todos os livros que li dela e acho que não será diferente com nenhum outro, isso inclui Os Crimes ABC que já adicionei à lista !
    Abraço!

    Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Hahaha esse comentário é ótimo! rs A Agatha arrasa, né? :)

      Excluir
  11. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Eu já te contei do meu amor pela Agatha Christie né ?? rsrs
    Amo todos os casos de Hercules Poirot *-*
    Infelizmente ainda não li Os crimes do ABC, mas adorei a resenha !! E com certeza quero ler (na verdade eu preciso de ler kkk).
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Já sim! rs Esse é o segundo do Hercule Poirot que leio! *---* Que bom que curtiu a resenha! :)

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Essa edição é maravilhosa mesmo!
    Eu tive uma experiência com a Agatha e não fui muito feliz justamento por ter acontecido o contrário do que aconteceu com você, ela não me enganou :( mas lerei outros títulos futuramente. Esse parece ótimo!
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e contigo? Ah, que pena que você não foi muito feliz... Mas leia mesmo. Quem sabe você não é surpreendida?

      Excluir
  13. Oi Tony,
    Os Crimes ABC é ótimo, né? São poucos autores que tem essa capacidade de surpreender o leitor como a Agatha. Eu tbm nao desconfiei da identidade do assassino.
    Já que vc está começando a desbravar os livros da Dama do Crime, vou aproveitar e deixar duas dicas: O Assassinato de Roger Ackroyd e O Caso dos Dez Negrinhos. Ambos são fantásticos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê! Sim, é ótimo. Verdade, são poucos mesmo...
      Opa, obrigado pelas dicas! O Caso dos Dez Negrinhos já está na minha lista, mas adicionarei O Assassinato de Roger Ackroyd também! :)

      Excluir
  14. oi, oi.

    eu apenas amo a Agatha e isso não é novidade pra ninguém. <3 ela sabe criar histórias como ninguém. fico sempre preso a esse mundo cheio de mistérios.

    esse livro eu ainda não li, mas tenho ele aqui em casa. quando o vi num feirão por apenas R$ 20, tive que trazer ele e todos os outros dessa coletânea.

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriel! É exatamente o que acontece comigo: fico preso a esse mundo cheio de mistérios.
      Espero que você possa lê-lo em breve! :)

      Excluir
  15. Oi Tony
    Eu amo livros do gênero e esta autora é Diva!!
    Tenho três livros dela nesta edição linda de capa dura, mas este aí eu não tenho. Quero ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Sim, a Agatha é muito diva mesmo! <3 Espero que você possa lê-lo em breve.

      Excluir
  16. Helloo, Lucas?! Tudo numa nice?!
    Ah, eu nunca li nada da Agatha, conheço a autora de ouvir falar e porque vejo as resenhas dos blogueiros por aí. Eu gosto de thriller, mas às vezes meus nervos me traem tamanha a ansiedade para descobrir a verdade. Que massa que foi surpreendente ee não descobriu de cara a situação toda! Gosto de imprevisibilidade! *-*
    Eu sei um pouco da vida pessoal dela por ler e por ouvir, alguns tios né incentivaram à leitura!
    Ótima resenha.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Alana! Tudo sim e por aí? Ah, isso sempre acontece comigo! rsrsrs Mas eu ando mais controlado... rs Também gosto de imprevisibilidade! <3 Obrigado! :)

      Excluir
  17. Olá Tony,
    Nunca parei para ler nada desta autora.. vou ver se na biblioteca do meu trampo tem algo. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Lucas, tudo bem?

    Já perdi a conta de quantas vezes mencionei aqui no blog o quanto quero ler os livros da Agatha, mas a realmente a situação financeira não esta das melhores HAHAHAHA Com essa crise esta impossível compra alguma coisa! Na maioria das vezes estou pedido doações HAHAHAHA brincadeira! Mas ainda não desistir de conhecer o trabalho dela, e a forma como você descreveu que se sentiu e exatamente assim que gosto, adoro quebra a cabeça com as informações e criar teorias como você, estou ainda mais curiosa! Já ouvir falar muito deste livro! Adorei a resenha.
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^ Tudo sim e contigo? Ahhhh sei muito bem como é isso! hahahaha Essa crise realmente veio para dificultar nossas vidas, né? rs Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  19. Oi, Tony! Tudo bem?
    Agatha Christie é uma autora genial, não existe a possibilidade de não gostar de seus livros, mas vou te falar uma coisa vergonhosa: não sabia que existia esse livro chamado Os Crimes ABC.
    Gostei da resenha!

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Tudo ótimo e contigo? Verdade, acho que não existe essa possibilidade mesmo. Fico feliz que você tenha gostado da resenha! :)

      Excluir
  20. Babo nessa edição, Tony! Nunca li nada da Agatha, acredita? Mas tenho muita vontade em 2016 ainda leio um livro dela!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Vocês e suas resenhas brilhantes e convincentes. Há algum tempo estou treinando ler A Aghata (não li nada dela) e quero começar por "E não sobrou nenhum", mas essa história também está na mira.

    Abraco.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Esse "E Não Sobrou Nenhum" parece ser excelente, né? :)

      Excluir
  22. Quando era mais nova era simplesmente viciada na Agatha tanto nos livros quanto no desenho rs.
    E quando descobri que meu esposo também amava aí tive certeza que ele era o cara rs.
    E essa edição está maravilhosa, você comprou no box?
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Hahaha que demais, um casal que ama a Agatha Christie! <3 Sim, comprei o box! :)

      Excluir
  23. Oi Tony!
    Eu tenho até vergonha de comentar aqui de novo e dizer que 'eu ainda não li Agatha Christie'. É... Eu sei... Eu tenho que ler. Meta para 2016, ok?
    Quando for pegar para ler algo dela, vou te perguntar por qual eu devo começar *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Ok, e espero que você leia mesmo! rsrsrs Tá bom, pode vir perguntar! :)

      Excluir
  24. Caraaa, essa nova linha de livros da Aghata me deixam louco toda vez que vejo, to com muita vontade de comprar, e curti de mais sua resenha haha.

    Abraços,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}


    ResponderExcluir
  25. Oi Tony!
    Esse é um dos melhores casos do Poirot <3 Sabia q vc ia gostar!
    Adoro o Hastings, ele é muito divertido msm! A Agatha arrasa tbm qnd começa a ir pro lado psicológico...
    Edição linda *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! E tem como não gostar desse livro maravilhoso? <3 O Hastings é demais! hahaha

      Excluir
  26. Oi, Tony!
    Eu li meu primeiro livro da Agatha esses dias. Estou tendo que me policiar para não largar todas as outras leituras e engatar numa maratona dos livros dela! Ahahahaha! Viciante! Essa edição que você tem é linda demais!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Hahahaha é exatamente isso que acontece comigo sempre que leio Agatha Christie! rs Tenho que ser muito forte para não fazer uma maratona com os livros dela! kkk

      Excluir
  27. Oi Tony,
    a Ágatha é incrível e eu admiro mais ainda a cada leitura que faço. Honestamente lia muito da autora enquanto minha avó era viva, pois ela que me indicava os livros e depois que ela faleceu, eu infelizmente nunca mais consegui ler nada. Algo pessoal me trava, mesmo amando os misterios da autora. Vou continua tentando e quem sabe em breve eu consiga retomar meus mistérios. Esse é um dos títulos que não li ainda.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Olha, acho que a sua avó ia querer que você continuasse a ler os livros da Agatha... Espero que isso mude e você condiga retomar aos livros da Rainha do Crime.

      Excluir
  28. Olá, Tony!
    Agatha é maravilhosa mesmo <3 Estou louca para ler esse livro e a edição está lindíssima *-* Melhor coisa quando o autor nos surpreende! O suspense e não imaginar o assassino é demais haha ADORO O GÊNERO! Arrasou na resenha.
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Sim, a Agatha é muito maravilhosa! <3 Haha verdade, isso é demais! rs Obrigado! <3

      Excluir