Título: E de Extermínio
Autor: Cirilo S. Lemos
Ano: 2015
Páginas: 248
Editora: Draco
Sinopse: Quando o destino de quem você ama e do seu país está no cano de um rifle, é melhor pensar duas vezes antes de puxar o gatilho.

Planos sinistros! Paranormalidade! Ideologias! Clones! Dieselpunk! Participe das aventuras da extraordinária família Trovão! Jerônimo, o pai, matador profissional que conta com a ajuda de uma Santa. Deuteronômio, o primogênito, tem sede de aventuras e não se importa com manchas de sangue e óleo. Levítico, o caçula, cuja imaginação fantasiosa pode conter as sementes da ordem ou do caos. E Irmã Célia, a madrasta, que tenta manter todos unidos com suas mandingas em nome de Deus.

Este é um Brasil alternativo onde o Império avançou até a primeira metade do século XX tropeçando nas próprias pernas. Quando a saúde do Imperador falha, surge a chance que os americanos precisavam para apoiar o movimento republicano. Mas os monarquistas não estão dispostos a ceder e contarão com a ajuda interesseira da União Soviética.

Enquanto isso, decidido a ser um bom exemplo para os filhos, Jerônimo entende que a hora de se aposentar finalmente chegou. Mas quando seu último trabalho põe a família inteira em perigo, ele percebe que a única forma de garantir a paz é travando outra guerra. E outra. E outra. Em um ciclo que parece não ter fim.

E de Extermínio é um romance de Cirilo S. Lemos, autor do elogiado O Alienado. Intrigas, tiroteios, robôs gigantes, freiras armadas: aqui pólvora e diesel andam de mãos dadas. Mas conseguirá a família Trovão permanecer unida diante de tantos problemas?
*E-book cedido pela editora

"É de Extermínio" marca o meu primeiro contato com o elogiado autor Cirilo S. Lemos. Posso dizer que já na minha primeira leitura a impressão que ficou acerca do trabalho do autor foi a melhor possível. A escrita de Lemos é excelente e a sua criatividade é merecedora de muitos aplausos.

Fiquei embasbacado e ao mesmo tempo fascinado ao me deparar com o cenário criado pelo autor: um Brasil alternativo onde o Império se estendeu, Vargas se aproximou de Hitler, os Americanos invadiram Natal e o Rio de Janeiro se tornou uma ruína de concreto. Se acharam isso pouco, saibam que no livro ainda há: Freiras fuzileiras, clonagem humana e robôs gigantes.

" Na minha cabeça só existem personagens e aventuras."

Cirilo S. Lemos criou um Brasil totalmente novo e recontou a história que já conhecíamos de uma forma ousada, original e bem peculiar.

"O pai saiu, levando seu filho.
Atrás deles, o cortejo de seus fantasmas, suas maldições, seus santos, seus demônios e seus heróis, todos eles personagens de suas histórias."

Some isso à uma escrita simplesmente perfeita e envolvente e à personagens bem construídos e cativantes.

"Nomes duram muito mais tempo que pessoas."

Jerônimo Trovão é aquele típico anti-herói que por mais que tentemos, não conseguimos não gostar dele. Com ótimas tiradas, engenhosidade, e muita coragem e ousadia, o personagem consegue roubar a cena logo nos primeiros capítulos em que aparece.

Deuteronômio também é ótimo. O grande fã de histórias de aventura e super-heróis, e louco por ação, nos conquista logo de cara e consegue ficar vivo em nossa memória mesmo depois de concluirmos o livro.

"É homem feito. Não sei o que querem dizer com isso exatamente, como se homens não nascessem prontos e fossem se formando com o tempo, igual jaca ou manga."

E o que falar de Levítico? Com toda a sua inocência e imaginação fértil, o caçula da família Trovão logo se tornou meu personagem favorito da obra.

" A gente é o que é eu repetia baixinho, fascinado com o mistério contido no interior dessas palavras."

Além dos ótimos personagens, "E de Extermínio" ainda tem muita fantasia, ação e aventura. Esse é um daqueles livros que nos fazem ficar com o coração acelerado e sem fôlego a cada página lida.

Os pontos negativos ficam por conta de algumas perguntas sem respostas, cenas mal explicadas e erros de revisão.

"Parece que tudo é mentira.
A vida é uma mentira, comentou Merlin."  

Ainda assim, "E de Extermínio" consegue fazer bonito e nos render uma ótima história. Se você, assim como eu, curte uma obra recheada de ação e com uma pegada histórica, certamente irá adorar o livro.

Nota:


42 Comentários

  1. Olá, Tony.
    Não sei se quero ler esse livro. A principio me interessou por essa mistura com Hitler, mas não sei se gostaria da história. Mas dai só lendo para saber né? hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony!
    Não conhecia o autor, nem o livro, e pareceu bem interessante e muito intenso. Só não sei se leria por causa destas perguntas sem respostas, mas em geral parece um bom livro, principalmente por ter tantos personagens bem construídos. :) Ótima resenha!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Sim, é um bom livro mesmo. E vale super a pena lê-lo! Obrigado! :)

      Excluir
  3. Oi Tony !! Tudo bem ??
    Não conhecia o autor, mas já fiquei bem curiosa e com muito vontade de ler !!
    Adoro história de ação e a pegada histórica também me chama atenção hehe
    Adorei a resenha !!
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e contigo? Fico feliz que você tenha curtido a resenha! E ah, assim que possível leia o livro. Ele é ótimo! :)

      Excluir
  4. Oi, Tony!
    Achei muito interessante essa proposta de ainda ter Império no Brasil por tanto tempo! hahaha Mas acho que não seria um livro que ia me conquistar, não sei... E acho péssimo quanto algumas coisas não são respondidas no final do livro, me desanima total :(
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kathleen! Na verdade não são tantas coisas que não são respondidas. Tipo, são poucas coisas, sabe? Mas enfim...

      Excluir
  5. Oi, queridão. Tudo bem?
    Que massa, cara! Freiras fuzileiras? QUE IRADO! Deve ser um livre pra lá de incomum. Eu amo História, então ler uma releitura toda criativa e singular da história do Brasil seria no mínimo interessante.

    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica! Tudo ótimo e contigo? Haha irado é uma palavra que descreve bem "E de Extermínio". Espero que você possa ler o livro em breve! :)

      Excluir
  6. Olá, Tony.
    Primeiramente, o enredo me interessou por recriar a história do Brasil. Gosto quando autores brincam com a história oficial dessa maneira.
    Em segundo lugar, leria a obra por causa do Jerônimo. Adoro um bom anti-herói.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Espero que você leia o livro em breve e goste dele tanto quanto eu gostei. Obrigado! :)

      Excluir
  7. Helloo, Lucas! Tudo numa nice?!
    Primeiro: amo anti heróis. São os melhores personagens numa narrativa. Segundo: Brasil alternativo onde o Império se estendeu, Vargas se aproximou de Hitler, os Americanos invadiram Natal e o Rio de Janeiro se tornou uma ruína de concreto? Hã?! Pensando bem, essa última parte tinha que ser o primeiro ponto porque foi o que me animou com a leitura. Como assim Brasil alternativo nessas condições?!
    Como uma estudante voraz que ama História Geral e do Brasil fiquei muito curiosa com a ousadia do autor para fazer essa obra, além do fato, é claro, que nunca pensei que poderia ser criado isso antes. Genial, simplesmente.
    Eu não conhecia o autor, mas já gostei dele. Quando envolve História eu já me empolgo e esqueço tudo, sabe?!
    E os nomes dos personagens são bem diferentes e interessantes, gostei bastante. Eu não me importei com o ponto negativo porque o enredo já me fisgou!! ahahah
    Quero muito ler.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo sim e por aí? Sim, são os melhores mesmo! <3
      É tudo muito genial, né? E só por isso já dá vontade de ler o livro. Mas têm muitas outras coisas legais, você vai ver! :)
      Espero que você leia o livro logo.

      Excluir
  8. Olá Tony, tudo bom? Adorei a resenha <3 mas acho que o livro não faz muito meu estilo, não me despertou o interesse, realmente acho que não leria ^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo ótimo e contigo? Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D

      Excluir
  9. O livro até parece interessante e me deixou um tanto curiosa mas não seria um livro que eu leria, não sei ( :P )
    Abraços,
    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo tem esse livro, sempre vi na casa dele, mas nunca me interessei ! depois da sua resenha vou la da uma roubada no livro dele kkkk


    Beijão <3

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs! Hahahaha espero que você também goste dele! :)

      Excluir
  11. Oi...
    Achei a sua resenha fantástica!
    Nem conhecia o livro e já estou aqui o desejando devido a toda a sua empolgação com ele :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! Ah, fico feliz em saber disso! :) Espero que você possa lê-lo em breve.

      Excluir
  12. Gostei muito da sua resenha! Ficou muito boa mesmo. Não conhecia o livro e nem nada do autor, mas lendo sua resenha me pareceu bem interessante.

    Um super beijo!

    Lendo Distopias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ah, obrigado. Fico feliz em saber que você curtiu minha resenha! :)

      Excluir
  13. Oi Tony,
    Ótima a sua resenha, eu não conhecia o livro mas, achei super interessante a visão do autor e toda criatividade ele.
    Gosto de anti-herois.

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Obrigado! :) É tudo muito interessante, né? :D

      Excluir
  14. Oi, Tony!
    Gostei muito dessa história de Brasil aliado com Hitler e tals, mas acho que o livro não faz meu estilo. Não sei... Quem sabe um dia, eu não dou uma chance?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Tony
    Ainda não conhecia o livro, mas achei super legal. Que tema diferente, fiquei até curiosa para ver o livro de perto. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! O livro é bem legal, vale a pena lê-lo. Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
  16. Oi, tudo bem? Adorei a resenha mais hoje vim te perguntar quem foi que fez seu layout?

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Robson! Tudo ótimo e contigo? Então, o template foi desenvolvido pelo Follow Your Dreams.

      Excluir
  17. Oi Tony, tudo bem?
    Nossa, que resenha maravilhosa! Ainda não conhecia o autor e
    a obra, parece bem intensa e bem criativa né?
    Creio que não estou no momento para essa leitura, mas com certeza
    vou adicionar a minha lista, para um próximo momento!
    Adorei a resenha <3

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo ótimo e contigo? Ah, obrigado! Sim, o livro é bem intenso e criativo! :)
      Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :D

      Excluir
  18. Oi Ton!
    Menino tenho lido várias histórias de 'heróis' tendo como cenário o Brasil e estou adorando isso. Ao mesmo tempo que nos passa uma aventura gostosa nos ensina um pouco mais a história do país. Muito útil e como você sempre consegue me convencer com suas resenhas já quero ler.

    Abraço.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! É muito bom ler histórias assim, né? E eu tenho certeza que você vai adorar "E de Extermínio"! :)

      Excluir
  19. Oi Tony, sua resenha ficou boa mas não me interessei muito pelo livro. Fiquei curiosa pra saber como é esse novo Brasil mas sei lá, eu não leria.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    Participe do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Ah, que pena que você não tenha se interessado pelo livro...

      Excluir
  20. Olá, Tony!
    Não conhecia o livro, mas não me interessei pela premissa dele :(
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Ah, que pena que você não tenha se interessado pelo livro...

      Excluir
  21. Olá, Tony!
    Eu ADORO estórias desse tipo :D Acho muito interessantes e os anti-heróis sempre roubam a cena aahhh quero! Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Então é certeza que você vai amar "E de Extermínio"! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir