Título: A Era de Ouro do Pornô
Autor: Zeka Sixx
Ano: 2016
Páginas: 160
Editora: Multifoco
Sinopse: Max tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.

*Exemplar cedido pelo autor

Meio difícil falar sobre "A Era de Ouro do Pornô", de Zeka Sixx. Do mesmo modo em que notei os vários pontos positivos da obra, também percebi o considerável número de pontos negativos presentes nela.


Toda a construção do livro me fazia vê-lo como um bom, polêmico e independente filme. Um Ninfomaníaca da literatura. Mas mesmo com a excelente escrita de Zeka e a ótima trilha sonora como pano de fundo, não consegui ver beleza ou um toque poético na trajetória de Max Califórnia. Talvez essa tenha sido a intenção do autor: mostrar toda a depravação e sujeira presente em seu personagem numa tentativa de torná-lo mais crível e verossímil. Se foi, ele consegui. Muitas vezes esquecia de que Max era um ser fictício.

"Você passa a noite com uma pessoa
Você está apenas vivendo para se divertir
Você quer me usar, me leve pra casa esta noite
Eu vou fazer você querer ser minha"

Mas o excesso de cenas de sexo extremamente explícitas e (algumas) de mal gosto me incomodaram. Não sou puritano ao ponto de me incomodar com qualquer ceninha de sexo, longe disso. O fato é que a maioria das sequências de sexo presentes no livro são nojentas. Não entrarei em detalhes, mas citarei rapidamente alguns elementos presentes em algumas delas: Fezes, urina e até mesmo gargarejo com esperma.

Levando em conta o contexto da trama e a construção do personagem, tais cenas citadas anteriormente são perfeitamente normais e compreensíveis. Mas não sou obrigado a gostar delas, certo? E foi por não gostar da maioria das cenas do livro que minha experiência com "A Era de Ouro do Pornô" foi repleta de altos e baixos.

"Somos de cores diferentes, e de crenças diferentes
E pessoas diferentes tem necessidades diferentes
É óbvio que você me odeia embora eu não tenha feito nada de errado
Eu nunca se quer te encontrei então o que eu poderia ter feito?"

Mas foquemos nos pontos altos. Além da excelente construção do protagonista da história, a escrita de Zeka Sixx brilha. Ela é direta, por vezes melancólica e sarcástica, e extremamente fluída. Acredito que leria rapidamente um livro do Zeka com mais de quinhentas páginas.

"Jovens corações serão livres essa noite, o tempo está ao seu favor
Não deixem eles te derrubarem, não deixem eles empurrarem você por ai
Nem mesmo deixem eles mudarem seu ponto de vista"

E tem Porto Alegre, né? Que está presente o tempo todo na história. Por mais que a cidade seja representada de uma forma não tão amigável, fiquei fascinado por ela e acreditem: até me deu uma vontade de ir visitá-la.

A trilha sonora do livro é maravilhosa. Zeka Sixx tem um excelente gosto musical e escolheu músicas que casam perfeitamente com a história que ele escreveu. Ah, não sei vocês perceberam, mas resolvi fazer diferente e decidi colocar na resenha trechos das músicas que estão presentes na obra.

"E ela está o olhando com aqueles olhos
e ela está o amando com aquele corpo
Eu só sei isso
Sim, e ele está a segurando
nos seus braços
tarde na noite.

Você sabe, Eu queria ter a garota do Jessie
Eu gostaria de ter a garota do Jessie
Onde eu posso achar uma mulher como aquela" 

Em suma, "A Era de Ouro do Pornô" é um bom livro. Apesar dos pontos altos e baixos, a experiência final é agradável e prazerosa.

Nota:



60 Comentários

  1. Olá, Tony, como vai?
    Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas não conhecia a obra detalhadamente.
    Apesar das cenas fortes de sexo explícito, eu leria o livro.
    Como a obra possui poucas páginas e um escrita bem fluida, acho que vale a pena tentar conhecer essa história e tirar minhas conclusões. Dependendo da forma como o autor abordou o sexo, acho que não veria problemas durante a leitura.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! Vou bem e você? Pois leia mesmo, quem sabe você não gosta? :)

      Excluir
  2. Olá, Tony.
    Quando vi que você tinha fechado parceria com o autor, fiquei esperando a sua resenha para saber se o livro me interessava. E depois dela definitivamente não me interessa. Eu já acho as cenas de cinquenta tons fortes demais e pulava a maioria delas, imagine se ler essa cenas de sexo ai então? Vou deixar passar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! As cenas de Cinquenta Tons de Cinza ficam no chinelo se comparadas com as desse livro rs

      Excluir
  3. Oi,

    Digamos que o livro me agradou, mas é certa forma também não me agradou. Sua resenha foi fantástica, me deixando em dúvida dé eu leria ou não. Mas prefiro deixar a leitura mais para frente, caso eu venha querer ler. Eu, talvez não tenha um gosto muito apropriado para esse tipo de livro.

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael! Mas sugiro que você leia o livro e tire suas próprias conclusões! ;)

      Excluir
  4. Entendo o que você quis dizer Tony, não somos obrigados mesmo a gostar de determinadas cenas e com certeza vou passar longe desse livro kkkk é compreensível a intenção do autor, mas na hora de pesar os pontos positivos e negativos o estilo do próprio leitor conta muito na avaliação.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tony,
    Ok... Eu vi esse livro no facebook e não me senti confortável em lê-lo, sabe?
    Com sua resenha, ficou claro que não é para mim. Não querendo ser politicamente correta, mas sabe quando é algo que não chama minha atenção? É isso.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Tony!

    Eu não li o livro, mas pela sinopse eu já esperava cenas mais fortes, algo que não me incomoda muito não rsrsrsrs realmente ninguém é obrigado a gostar de nada não, por isso geralmente tento ler os gêneros que mais gosto pra não rolar muita decepção, mas ainda assim pode acontecer rs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Pois então dê uma chance ao livro. Talvez você goste dele! :)

      Excluir
  7. Oi Tony, acho que pra eu dar uma opinião sobre eu teria que ler mesmo, mas essa história de fezes e urina não me animou nem um pouquinho mesmo. Muito menos gargarejo com esperma. Eu espero profundidade dos livros que eu leio, e eu acho que muitas cenas de sexo me deixariam entediada.

    Beijinhos,
    Gabi do www.calorescencia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Mas leia e tire suas próprias conclusões, viu?

      Excluir
  8. Oi, Toninho!
    Essa coisa do pornô e a capa já me diz que existe sim muita "sujeira" na história. Gosto do pornô sim e não nego, mas não em livros. Então, creio que não leria. Mas como você mesmo disse para o contexto o livro realmente deve ser interessante.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Lhe entendo. Mas por que não tenta dar uma chance para a obra?

      Excluir
  9. Tony, só digo uma coisa, Porto Alegre é MARA, venha logo! kkkk
    Não me animei com o livro não, não me incomodo com cenas de sexo bem inseridas, mas acho que me causaria um nojinho muito grande que tornaria a leitura desconfortável demais.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Pode deixar que eu vou sim! haha Pois é, dá para causar um nojinho mesmo rs

      Excluir
  10. Ei, Tony!
    Eu com certeza não sou o público alvo desse gênero. Por mais que você tenha destacado os pontos positivos, sei que provavelmente não aproveitaria a leitura.
    Claro que só conhecendo pra confirmar!
    Enfim, gostei bastante da resenha.

    Até mais!
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plínio! Te entendo perfeitamente. E ah, que bom que gostou da resenha! :)

      Excluir
  11. Acho que eu nao leria o livro, nao me importo com cenas de sexo, mas quando sao em excesso e ainda por cima tem coisas nojentas como fezes e urina entao esquece... kkkkk

    Beijokas da Mylloka:*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Tony
    Porto Alegre RS?? Uau, é muito difícil ter histórias com a minha cidade, até fiquei curiosa. Mas este enredo não chama muito a minha atenção.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Sim. O livro se passa aí mesmo. Depois dê uma conferida nele ;)

      Excluir
  13. AAAAAAAAA, Tony ♡

    Eu entro pela primeira vez no blog do menino e a primeira postagem que vejo tem a palavra "pornô", hahaha. Enfim, eu gostei do jeito que você analisou o livro e tive, por primeiras impressões, a lembrança da escrita do Buk.

    Depois que você falou dos pontos negativos, (as partes de sexo nojentas) fez o velho safado (Bukowski) parecer nem tão safado assim. Bem, eu sempre acho que nos livros a última impressão é a que fica. E se você gostou do final então, quem sabe, se eu encontrasse, eu compraria ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora! Hahaha! Bela maneira de estreiar aqui, né? rs Pois é, como disse, apesar de tudo: gostei do livro. Espero que você leia e goste também! ^^

      Excluir
  14. Oi Tony, tudo bom? Já tinha visto esse livro em outro blog e não tinha me interessado e apesar de sua resenha ter fiado ótima e bem explicadinha eu ainda continuo não me interessando haha Não parece ser o tipo de livro que eu leria ^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo bem sim e contigo? Ah, super te entendo.

      Excluir
  15. Oi, tuto bem? Olha, confesso que esse não é o meu tipo de livro preferido, porem, sua resenha foi ótima e me deixou com uma vontade de ler hahaha se eu resolver ler, te conto aqui hahaha!!!

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Tony! Tudo certo?
    Ah, cara, eu gosto de livros assim, com essa pegada boêmia, melancólica, sem esperança... Me lembra um pouco Buk. Só que essas cenas de sexo com esses elementos que você citou realmente são bem nojentas e nada agradáveis. Não sou puritana, mas essas coisas me dão nojinho sim. Não somos MESMO obrigados a gostar delas.
    Que bom que, ao final, foi uma leitura prazerosa.
    Ótima resenha, caro blogueiro.
    Beijo.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica! Tudo sim e contigo? Ah, então se você curte livros assim vai gostar de "A Era de Ouro do Pornô"! :)

      Excluir
  17. Oi Tony, tudo bem?
    Olha, a capa e o título desse livro já tinham me deixado meio na dúvida, e agora que li a resenha, tenho certeza: Não lerei. Não tenho nada contra cenas de sexo, mas não sou obrigada a certas coisas haha. Mas sua resenha ficou ótima, parabéns!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo ótimo e contigo? Obrigado. Fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  18. Oi, Tony! Como te disse antes, quando escrevemos um livro com essa abordagem já temos plena consciência de que não vamos agradar a gregos e troianos. Que pena que as cenas mais "hardcore" acabaram influenciando negativamente tua visão sobre o livro. Mas fico feliz em ver que, mesmo assim, conseguiste achar pontos positivos nele e que gostaste da minha escrita! Gostei de ver também que entendeste que as cenas pesadas não são uma mera opção "estética" gratuita, mas sim a única maneira (na minha humilde opinião) de retratar o cotidiano de um personagem como o Max. Enfim, gostei muito da tua resenha, é sempre bom termos diversos tipos de feedback sobre a nossa obra, pois são as críticas, acima dos elogios, que nos fazem crescer como escritores! Ah, e vem conhecer Porto Alegre sim, "a cidade que amamos odiar e odiamos amar"!
    Agradeço a parceria e parabéns pelo blog! Grande abraço!
    PS: para quem se interessar pelo livro, informo que ele terá uma sessão de lançamento na Bienal do Livro de São Paulo, no dia 03/09, no estande da Editora Multifoco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zeka! Muito obrigado pelo comentário, cara! Tentei ao máximo fazer apenas críticas construtivas, pois sei como elas são importantes para os autores. Que bom que tu gostou da resenha! E ah, sou eu quem te agradece pela parceria! :)

      Excluir
  19. Oi, Tony! Tudo bem?

    Rapaz, não sou muito chegada a livros desse estilo. Particularmente não leria, e você está coberto de razão! Ninguém é obrigado a gostar, mas podemos expressar opiniões, aliás, o respeito é muito importante. Apesar da resenha ter ficado ótima, não leria o livro mesmo :/ Tenho certeza que para mim seria uma leitura cansativa.

    Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tony!
    Só pela capa já me sinto repelida pelo livro. O título não me agrada e muito menos a imagem. Saber das cenas nojentas também não me agradou e esse não é um livro que eu leria. Mas, de qualquer forma, fico contente por saber que ele tem pontos altos que te agradaram!
    Abraços,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah! Sim, apesar de tudo, o livro tem uns pontos positivos bem bacanas! :)

      Excluir
  21. Olá, Tony!
    Desde sua parceria com o autor, achei bem polêmico os livros do mesmo haha A estória deste parece ser interessante, apesar que certas cenas também seriam repugnantes ao meus olhos. Imagina, imaginá-las haha Enfim, ótima resenha! Quem sabe não dou uma chance pelos pontos positivos?
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Hahaha pois é, imagine aí! Mas sugiro que leia o livro sim. Quem sabe você não gosta dele? :)

      Excluir
  22. Olá, Tony! Tudo bem?

    Não conhecia o livro e para ser sincero não fiquei com vontade de ler.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Tony,
    Lendo a resenha eu lembrei de Shame com Michael Fassbender e por isso não teria preconceito para a leitura. Mas, eu ficaria incomodada com essas cenas porque eu sou meio chata com as descrições delas. Sempre reclamo lá no blog, quando tem palavrões e tals...eu realmente não gosto. Esse parece ir além dos palavrões HAHAHA. Gostei da parte musical.

    bjs :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Sim, vai bem além dos palavrões! hahahha A trilha sonora do livro é ótima! <3

      Excluir
  24. Oi, Tony! :D
    Então, eu sou como você, não me incomodo com cenas de sexo em livros, desde que elas sejam condizentes com a história. Sexo por sexo não tem sentido. Mas a partir do momento que fica demaaaaaaaais e com as situações que você disse, não me chama a atenção.
    Não mesmo.
    Mesmo com os altos que você comentou, inclusive trilha sonora (algo que amo em livros), não leria.
    Acho que é demais para mim, haha.
    :P

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Mas tipo, mesmo tendo ficado incomodado com as tais cenas, admito que todas elas são essenciais para a trama. Mas mesmo assim... Elas incomodam! kkkk

      Excluir
  25. boa tarde!
    tudo bem?
    Acredito que pela sinopse do livro e pelo que você descreveu sobre sua leitura, o propósito do autor seja algo parecido com isso mesmo. Talvez estas cenas sejam para questionar mesmo, não sei.
    Mas se ao final a obra traz uma experiência agradável, isso é muito bom.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Produtos Natura | Magazine Você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela! Tudo ótimo e contigo? Sim, acho que seja isso mesmo.

      Excluir
  26. Oi Tony, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar da obra, mas fiquei intrigada com o seu relato a respeito dela. Confesso que esse também não é meu tipo preferido de leitura, então acho que não me aventuraria na trama. Você citou Ninfomaníaca e esse foi um filme que vi na faculdade, mas do qual não gostei nem um pouco.

    Thati Machado; ♥
    htpp://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thati! Tudo ótimo e contigo? Então melhor nem arriscar a ler o livro, né? rs

      Excluir
  27. Oi Tony,tudo ótimo?
    Confesso que não é o tipo de leitura que leria,mas gostei da forma que a descreveu,tenho alguns amigos que gostariam de ler rsrs.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Tudo ótimo e contigo? Então recomende o livro para eles, hein? :)

      Excluir
  28. Oii Tony,
    Eu já não gosto de livros eróticos, NA's ou até mesmo qualquer outra que envolva muitas cenas de sexo não me interessa e como você falou tem algumas cenas ai que me faria desistir da leitura na hora!

    Beijos!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Biel! Então melhor não arriscar a ler o livro, né?

      Excluir
  29. Olá! Achei bem interessante esse livro, a capa bem chamativa com um tempo que é realidade. Não conhecia o autor, então não conheço o tipo de escrita, mas todo livro tem seus altos e baixos hahahha Nas cenas eróticas mais pesadas que você citou, acho que não me agradariam muito, e olha que vivo lendo romances eróticos com cenas bem explícitas, mas é bacana o propósito do autor. Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara! Sim, é bem bacana mesmo. Mesmo com tudo isso que falei, vale a pena ler o livro sim! :)

      Excluir
  30. Oi, Tony

    Quando li "gargarejo com esperma" deu até um embrulho na minha barriga! Hahahaha
    Eu também não sou puritana, você sabe que eu gosto de NA e eróticos, mas até eu tenho um limite e acredito que esse livro o ultrapasse...


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Hahahaha pois é, menina! Isso é um tanto nojento...

      Excluir