A TV da minha casa havia parado de funcionar há umas duas semanas e eu estava sem internet, sendo assim, me sobraram duas alternativas: entrar num estado contemplativo e refletir sobre o que estou fazendo com a minha vida nesta pandemia ou reencontrar meus velhos amigos: os livros. Se você leu o título do post, já sabe qual a opção que escolhi, não é? Pois muito que bem, vamos lá!

De uma forma bem resumida, Morte no Nilo conta a história de Linnet Ridgeway, que "rouba" o noivo de sua melhor amiga. Durante a lua de mel eles vão para o Nilo e no navio encontram várias pessoas, incluindo a amiga traída de Linnet, Jacqueline de Bellefort e o famoso detetive Hercule Poirot. Num belo dia, a bela e rica Linnet é encontrada morta e cabe ao nosso detetive favorito resolver este mistério.

O que mais gosto nas obras de Agatha Christie é que ela sempre dá um jeito de transformar uma trama com um mistério simples (ora, a Jacqueline era a mais provável de matar a Linnet, correto?) em um quebra cabeças complexo e cheio de reviravoltas. Começando com um ótimo álibi para a principal suspeita, em Morte do Nilo ainda há um assassino perigoso à solta, um roubo de colar de pérolas da Linnet e mais dois outros assassinatos no decorrer da história. Isso faz com que o leitor crie diversas teorias e devore o livro rapidamente para descobrir o que de fato aconteceu. No fim das contas, a resolução é bem simples, mas faz muito sentido e ainda surpreende, o que me deixou bem satisfeito.

Gosto de pensar que esse livro é sobre o amor e suas variáveis formas. Tudo está atrelado à ele. Começando por Linnet, que sempre tivera tudo, menos um amor de verdade e ao ver o amor eufórico de Jaqueline por Simon, deseja tê-lo também. Jaqueline, por amar demais, e com o sentimento de dor pela traição passa a se tornar uma pessoa amargurada e bastante... Perigosa. Nos personagens secundários, também notamos o sentimento perambulando por entre as tramas, como no caso de Cornelia Robson que passou a vida sem ter amor próprio e nos casos de Rosalie Otterbourne e Tim Allerton que moldaram suas vidas e personalidades de acordo com a forma como foram amados por suas mães e vice versa.

Com personagens secundários bem atraentes e uma trama principal bem ágil com alguns plot twists, Morte no Nilo é mais uma das obras marcantes de Agatha Christie que você precisa ler o quanto antes. Ainda mais agora que está para chegar uma adaptação cinematográfica com nomes de peso como Gal Gadot e Armie Hammer. Devido ao Corona, eu não sei como vai ser a estreia do filme, mas deixo o trailer dele aqui abaixo para vocês darem uma olhada:


4 Comentários

  1. Oi Tony,
    Então, esse eu ainda não li, mas fiquei curioso, confesso que ter a maravilhosa mulher-maravilha no filme foi o que mais me chamou a atenção haha
    Abraço

    http://hiattos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog do Yuri

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Sorteio Amazonas da Sorte Ao Vivo Hoje

    ResponderExcluir
  4. I want to let the world know about Doctor AKHERE the Great spell caster that brought back my husband to me when i thought all hope was lost. Doctor AKHERE used his powerful spell to put a smile on my face by bringing back my man with his spell, at first i thought i was dreaming when my husband came back to me on his knees begging me to forgive him and accept him back and even since then he loves me more than i ever expected so i made a vow to my self the i will let the World know about Doctor AKHERE because he is a God on earth. Do you have problems in your relationship ? have your partner broke up with you and you still love and want him back ? Do you have problem with your finance ? or do you need help of any kind then contact Doctor AKHERE today for i give you 100% guarantee that he will help you just as he helped me. Doctor AKHERE email is: AKHERETEMPLE@gmail.com or
    call/whatsapp:+2349057261346

    ResponderExcluir