Título: O Segredo do Meu Marido
Título Original: The Husband's Secret
Autor: Liane Moriarty
Ano: 2014
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Sinopse: Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...

Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.



O que você faria se descobrisse que o seu cônjuge tem um segredo terrível? Um segredo que pode mudar a relação de vocês para sempre e ainda transformar as vidas de outras pessoas?


É partindo dessa situação que Liane Moriarty dá início a trama de "O Segredo do Meu Marido".

O livro já começa com a Cecilia com a carta que revela o segredo de seu marido em mãos. Ela a encontrou por acaso - no sótão de sua casa - e fica com aquela dúvida: abrir ou não abrir a bendita carta?

"Ela gostava de se sentir focada. Tinha orgulho de sua capacidade de concentração. Seu dia a dia era preenchido por mil pecinhas minúsculas — “Preciso comprar coentro”; “Cortar o cabelo da Isabel”; “Quem vai ficar com Polly no balé terça-feira enquanto levo Esther à fonoaudióloga?” —, como um daqueles terríveis quebra-cabeças gigantes que Isabel passava horas montando. E Cecilia, que não tinha paciência alguma para quebra-cabeças, sabia exatamente onde ficava cada pecinha da sua vida e qual deveria ser encaixada depois." - páginas 14 e 15
Nos capítulos seguintes são mostradas as vidas de outras duas mulheres: Tess O'Leary e Rachel Crowley. A primeira acabou de descobrir que seu marido está apaixonado por sua prima. Já a segunda acabou de saber que seu filho vai se mudar para outra cidade e levar junto com ele seu amado neto.

O que essas três mulheres tem em comum? A princípio, nada. Mas com o passar das páginas do livro, Liane nos explica o que as liga.

"Ela ainda não estava irritada. Não de verdade. Mas sentia a possibilidade de uma raiva pior do que qualquer coisa que já tinha vivenciado, um barril de fúria fervendo lentamente, que poderia explodir como uma bola de fogo, destruindo tudo em seu caminho." - páginas 30 e 31
Infelizmente a autora não conseguiu me convencer com essa ligação envolvendo as personagens. A ligação de Rachel com a Cecilia faz todo o sentido, pois as histórias das duas se complementam. Mas a história de Tess pouco se complementa com as das outras duas e poderia (mesmo eu tendo adorado a história da personagem) ser facilmente excluída do livro.

Além disso, outro fato me incomodou na obra: A espera. Mas a espera de quê? Vocês devem estar se perguntando e eu respondo: A espera de reviravoltas que quase nunca aconteciam. Tirando a revelação do segredo do marido da Cecilia (que acontece na página 158), só há mais uma reviravolta na obra (que começa a acontecer na página 317). E essa espera por reviravoltas acabou me cansando um pouco, entendem? Ok, era maravilhoso ler o livro. A escrita de Moriarty é ótima e a construção e o desenvolvimento dos personagens são excelentes, mas cansei de esperar por mais acontecimentos "UAU" na trama e foi por isso que eu acabei diminuindo a nota final da obra.

"Ela não fazia ideia de que sua vida tivesse sido construída sobre uma base tão frágil, como um castelo de cartas, e que Rob e Lauren podiam entrar ali numa noite de segunda-feira e alegremente levar a única carta que importava. Remova a carta de Jacob que sua vida desmorona, flutuando de modo suave até o chão." - página 47

Mas felizmente nem tudo são espinhos e "O Segredo do Meu Marido" tem vários pontos positivos.

Um deles é a construção dos personagens. Liane inseriu vários elementos encontrados em Thrillers Psicológicos na sua obra, então pudemos presenciar uma construção de personagens impecável, onde todos os pensamentos deles são expostos para o leitor. A sensação que temos é que estamos em um museu onde as obras a serem exibidas são os cérebros dos personagens. Os detalhes das grandes telas são substituídos pelo destrinçar da mente de cada personagem. Resultado? Somos brindados com os pensamentos mais ocultos e obscuros de cada personagem que compõe "O Segredo do Meu Marido".

"Rachel reconheceu a voz. Era de um dos treinadores do The Biggest Loser. Ela gostava daquele programa. Achava tranquilizante ficar absorta em um mundo onde tudo o que importava era quanto você comia e se exercitava, onde dor e angústia não eram causadas por nenhuma tragédia maior que flexões, onde as pessoas falavam intensamente sobre calorias e choravam de emoção por causa de quilos perdidos. E então todos viviam felizes e magros para sempre." - página 49

A narrativa da autora é deliciosa. Ela muda de perspectiva a cada capítulo e viaja (em alguns capítulos) pelo presente e passado. 

Outro ponto positivo na obra são as brincadeiras que Liane Moriarty faz com o leitor. A autora brinca muito com o leitor, colocando várias situações onde é difícil para ele (o leitor) dizer quem está certo e quem está errado na história. Gosto disso. Gosto dessa ambiguidade presente nas situações do livro que fazem com que tenhamos uma certa dificuldade em julgar quem são os "mocinhos" e os "vilões" do livro.

"Um torno de ferro pesou em seu peito, comprimindo-o, e ela se sentia sufocar, arfando em busca de ar, mas por sob o pânico podia ouvir a voz calma e cansada da experiência: Você já passou por isso antes. Não vai morrer. Parece que não consegue respirar, mas na verdade está respirando. Tem a impressão de que nunca vai parar de chorar, mas vai, sim." -  página 64
Liane também brinca com o leitor ao escrever um epílogo repleto de "E ses...". E se a gente tivesse feito isso ao invés daquilo? Nossas vidas teriam sido diferentes? É o que a autora nos faz questionar com um epílogo genial.

"Cecilia achava que sentira raiva antes, várias vezes, mas agora percebia que não fazia ideia do que era raiva de verdade. A queimação pura e cristalina. Era um sentimento frenético, louco, admirável. Ela sentia que poderia voar. Poderia voar pelo cômodo, como um demônio, e deixar marcas sangrentas de arranhões no rosto de John-Paul." - página 159

"O Segredo do Meu Marido" é um livro que mescla drama com thriller psicológico e é recomendado para quem curte uma trama recheada de mentiras, segredos, dramas familiares e personagens extremamente bem construídos.



Nota: 4 de 5 estrelas

**********************************************************************************


"O Segredo do Meu Marido" foi minha escolha para o Projeto Leitura Coletiva (projeto idealizado pela Renata e desenvolvido pelo Diego). No mês de Setembro os participantes deviam escolher um livro que se enquadrasse no gênero Thriller.

Confiram mais resenhas de livros do gênero nos blogs que também estão participando da edição de Setembro do Leitura Coletiva:


61 Comentários

  1. Lovely, dear. Great. I really like it. I have new post also, and will be hape if you see also. Keep in touch, pls. Big kiss


    http://mylovelyfashionbih.blogspot.ba/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony!

    Eu sempre tive a impressão de que o segredo do cara fosse uma coisa totalmente ruim, sabe? Tipo "sou um serial killer que gosta de matar prostitutas e cortar o cabelo delas", coisa assim. Mas sei lá, divagando. Morro de vontade de ler esse livro... Gosto demais dessa pegada thriller, apesar de ser medrosa (por mais que não seja terror, fico impressionada muito facilmente). Enfim, quero ler!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! E quem foi que disse que não é ruim?? haha! Ahh essa pegada thriller é realmente ótima e não dá medo não, fique tranquila! :)

      Excluir
  3. Morri no "a espera" hahahhahahha
    Eu até estava interessada em ler esse livro mas, com essa espera que você comentou, acho que vou protelar ele mais um pouquinho...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Hahaha pois é, cansei de esperar! rsrs Mas tirando isso, o livro é muito bom! :)

      Excluir
  4. Olá, Tony.
    Os pontos que você abordou como negativos, foram os mesmos que abordei lá na minha resenha hehe. Não entendi a ligação da Tess com o segredo, e depois que o segredo é revelado, a história perdeu um pouco a graça. mas é uma boa leitura, gostei bastante da escrita da autora e vou ler mais livros dela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ahhh que legal, né? Pelo visto tivemos uma opinião bem parecida! Eu também não entendi, já pensei diversas vezes e não consigo entender onde a Tess entra nessa história do segredo! rsrs Também vou ler outros livros da Liane, adorei a escrita dela! :)

      Excluir
  5. E essa estante linda aí eeein kkk invejando. Já ouvi muitas opiniões bem parecidas com a sua quanto a esse livro, ele é meio controvérso, bom e ao mesmo tempo ruim, daí dá uma baita dúvida se deve arriscar lendo ou não haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Hahaha, obrigado! :) Ahhh mas sugiro que você arrisque sim! Apesar dos pontos negativos, o livro é ótimo! :D

      Excluir
  6. Oie
    Faz tempo que eu quero ler este livro e não sei exatamente porque eu ainda não o comprei para ler.
    Mesmo com suas ressalvas negativas, vi que tem muitas positivas e fiquei bem curiosa pela trama.
    bela resenha!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Pois é, o livro tem muitos pontos positivos! Então super recomendo ler ele! :)

      Excluir
  7. Tony, que resenha bacana!
    Adorei o fato de ter me interessado por este livro, sendo que já tinha lido sobre ele antes e não tinha me animado...sua resenha me conquistou! kkk
    Quero saber o segredo do marido delaaa!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Ahhhh fico bem feliz em saber que minha resenha tenha te conquistado e feito com que você se interessasse pelo livro! Ele é ótimo e vale a pena ser lido! :)

      Excluir
  8. Ei Tony, a história me chamou atenção. Parece ser bem bacana!
    É uma pequena que a autora não conseguiu lhe convencer ao amarrar toda a história, mas o importante é que você gostou da leitura haha

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! Pois é, cara! Mas apesar disso eu gostei da leitura mesmo! :)

      Excluir
  9. Hello, Lucas!! Tudo numa nice?!
    Eu vi o livro, mas não tinha me interessado muito! Acho que porque não gosto de personagens adultos ahaha. Já li um livro nesse estilo e fiquei enfadada com a demora das coisas acontecerem!
    Anyway, fiquei curiosa para descobrir o segredo do marido dela! Gosto de segredos... e de descobri-los, é claro!
    Mas essa espera que tu comentou me deixou incomodada e em cima do muro. Gostei do post e da resenha mesmo assim!! :)
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Alana! Tudo numa nice sim e contigo? Ah, o livro tem uma pegada bem adulta mesmo! Se você não curte esse estilo, é provável que não gostará de O Segredo do Meu Marido! :(
      A espera me incomodou, mas mesmo assim: adorei o livro! :)
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha!

      Excluir
  10. Oi Tony,
    Lendo sua resenha me lembrei muito da minha mamy que adora esse tipo de leitura vou indicar o livro para ela. Enfim se puder dar uma passadinha lá no blog tem o segundo post sobre a Bienal com dicas de nacionais.
    Beijos
    Raquel Machado.
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-ii.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Ahhh é provável que a sua mãe vai amar esse livro! :) Opa, vou dar uma passadinha lá sim!

      Excluir
  11. Oi, Tony! Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e tenho um certo interesse por ele, mas essa obra não está entre as minhas prioridades na lista de compras hahahaha. Espero conferir algo da Liane Moriarty em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Espero que você possa ler O Segredo do Meu Marido em breve! :)

      Excluir
  12. Heey!!
    Creio que vou adorar esse livro, amo essa mistura de mentiras, dramas familiares, segredos e ainda é um thriller psicológico ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Ahhh se você gosta de tudo isso, vai amar o livro mesmo! :)

      Excluir
  13. Oi Tony!
    Tenho um outro livro dessa autora e ainda preciso ler, mas confesso que a história de nenhum dos dois me chama atenção logo de cara... N gosto muito de livros sem reviravoltas, mas essa questão da ambiguidade na construção dos personagens é bem legal.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Como disse, só são duas reviravoltas! Mas tirando isso e o outro fato lá, o livro é ótimo! :)

      Excluir
  14. Oi Tony!
    Toda vez que vou na livraria, esse livro me olha, a gente namora e eu o deixo lá. Eu sou malvada, eu sei, mas eu não sabia o que esperar. Por algum motivo, não consigo ter 100% de certeza que deveria lê-lo.
    Essa resenha me fez pensar se é meu tipo de livro...e acho que fiz bem em não comprá-lo. Ainda acho que não vou amar essa história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Ahh que bom que a resenha tenha feito você se decidir se vai ler o livro ou não! :)

      Excluir
  15. Oi, Tony

    Que pena que o livro não tem muitas reviravoltas e que não tenha tantos momentos "UAL" (adorei isso). Também gosto de ser surpreendida várias vezes quando o assunto é suspense, mistéri, policial...
    mas fico feliz que, apesar disso, você tenha conseguido encontrar tantos pontos positivos e que tenha gostado do livro! :))))))

    Beijo

    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Infelizmente o livro tem poucas reviravoltas, mas tirando isso: É ótimo! :D

      Excluir
  16. Ton esse livro está na minha mira há um tempo, viu!
    O que foi que essa criatura fez pra que pode causar um alvoroço e reboliço na vida de tanta gente?
    Vou ler assim que puder.

    Abraço.
    Diego Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee.

    Tinha certa vontade de ler essa obra, mas devido se passa o tempo a vontade se vai também. Sua resenha estar ótima e mostrando vários pontos e conhecer mais a trama é bem legal, mesmo que eu não venha ler

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Obrigado, fico feliz que você tenha achado isso da minha resenha! :)

      Excluir
  18. Ai esse livro! Quantas e quantas vezes já não fiquei postergando a compra dele, mas eu preciso ler.
    Gostei da maneira que pontuou o lado positivo e negativo da obra, bem sincero. Ainda assim quero muito saber que segredo é esse, minha gente!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MaH! Precisa ler mesmo, algo me diz que você vai adorar a obra! :)

      Excluir
  19. Hello, Tony! Eu curto thriller psicológico, mas eu gosto de reviravoltas, vamos dizer, eu preciso de muito climáx! rsrs Curti a resenha, mas a má formação de ligação entre as "mulheres" do livro, me fez ficar com um pé atras. rsrs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabryel! Olha, é como disse: apesar disso tudo, o livro consegue ser muito bom! :)

      Excluir
  20. Oi Tony! Adorei a resenha, mas baseando na sua opinião sobre a falta de reviravoltas e falta de conexão com uma das personagens me fez matutar um pouco a ideia. No entanto, eu acho que ainda leria apenas para ver como eu veria tudo isso, afinal cada um sempre tem uma perspectiva diferente e eu sempre acabo lendo livros que tenham resenhas boas ou ruins por motivos de: quero concluir por mim mesma HAHA, a não ser que seja de um gênero que não curta, mas esse não é o caso desse livro em questão. Gostei muito mesmo que você tenha deixado isso em aberto para que novos leitores venham a ler tendo ciência. Beijos!

    The Blue Blog, por Hels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hels! Fico feliz que você tenha curtido a resenha! Exatamente, cada um tem a sua perspectiva! Quem sabe você não lê o livro e acaba não se incomodando com esses pontos que eu citei? :)

      Excluir
  21. Olá,
    Eu tenho esse livro aqui em casa na versão de Portugal, mas ainda não li. Quem leu foi minha mãe que, hoje em dia, só tem elogios para essa autora e já quer ler outro livro da mesma. Mas eu confesso que não gostei dessa capa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Realmente a autora merece muitos elogios e eu também quero ler outros livros dela! :) Sério que você não gostou da capa?

      Excluir
  22. Olá Tony!
    Já ouvi falar desse livro e o suspense está me matando haha Ainda estou com o pé atrás com o livro, mas acho que darei uma chance. Adorei sua resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath! Hahaha o suspense está presente do começo ao fim no livro! :D Fico feliz que você tenha curtido a resenha!

      Excluir
  23. Great post . I really like it. Thank you for visiting my blog. Keep in touch, pls. Big kiss


    http://mylovelyfashionbih.blogspot.ba/

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh, é bom mesmo? Tava bem curioso para ler esse livro, mas ignorei. Vai ter que ficar um pouco mais pra frente porque a TBR não perdoa. Hahahaha


    xx,

    Alfrêdo
    http://www.paginou.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Tony, tudo bom?
    Eu sempre achei que esse livro fosse mais voltado para o romance e devo dizer que esse título não me chama a atenção. Mas fiquei curiosa para saber o segredo do marido dela!
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Tudo ótimo e contigo? O livro tem um pinguinho de romance, mas é mais thriller e drama do que romance! rs

      Excluir
  26. Olá!
    Li esse livro acho que ano passado, e confesso que fiquei mega blaster master frustada com o segredo. Tudo bem que pela família tradicional que eram, os costumes que tinham e tals, esse segredo acabaria com a família perfeita de Cecília. Mas sei lá, pelo suspense envolvido, pela carta, pelas esperas rs, esperava um pouco mais.
    Abraços!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Eu também esperava um pouco mais do segredo, mas sinceramente? Acho que um segredo como aquele poderia acabar com qualquer família!

      Excluir
  27. Olá, Tony! Tudo bem?
    Sempre pensei, por essa capa, que esse livro era um romance, mas acabei descobrindo que era é um thriller ahaha. Adorei o fato de autora ter usado do thriller psicológico para construir a personagem. Pena que as reviravoltas foram poucas, não é? Não é um livro que tenho muito interesse em ler, mas quem sabe algum dia lerei, não é?
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Tudo ótimo e contigo? Pois é, dá para pensar que é romance, mas o livro é um thriller mesmo! Pois é, é uma pena que o livro tenha poucas reviravoltas... Mas tirando isso, o livro é ótimo! :)

      Excluir
  28. Nossa, eu estava tão interessada nesse livro e agora brochei kkkkkkkkkkk
    Achei a premissa da história bem bacana, mas a "espera" me irrita profundamente. Vou reconsiderar!!!!

    Valeu por diminuir um livro dos "QUERO LER" ainda!!! hehehe

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  29. Oiii Tony, tudo bem??
    Então, eu queroooo muitoooo, mas muitooo mesmo comprar este livro e você vai faz uma resenha perfeita? É pra me torturar né? Só pode! Rsrsrs
    Brincadeiras a parte... Amei a resenha, esse livro tá a um tempinho na minha lista de desejados!
    Bjos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa! Tudo ótimo e contigo? Hahahaha que nada, não quero torturar ninguém não! rsrsrs Fico feliz que você tenha curtido a resenha! :)

      Excluir
    2. Oii, tudo bem também!
      Ainda tenho minhas dúvidas se não é tortura rsrsr
      Brincadeirinha *de novo kkk

      Excluir
  30. Oiii Tony, tudo bem???? Tenho bastante vontade de ler esse livro, mas pela sua resenha, não tenho tanta certeza de que vou gostar. Não sou lá muito fã de histórias paradas e acho que também iria ficar esperando reviravoltas kkkkk
    Mas se eu tiver a oportunidade de ler, irei sim =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih! Tudo ótimo e contigo? Mas leia mesmo, quem sabe você não gosta do livro? :)

      Excluir