Título: Olho por Olho
Título Original: Burn for Burn
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Olho por Olho é o primeiro livro da trilogia escrita por Jenny Han e Siobhan Vivian. Nesse primeiro volume conhecemos Kat, Lillia e Mary, três garotas completamente diferentes que se unem num plano de vingança contra pessoas que as magoaram.

Kat é uma garota de personalidade forte, bem autêntica e "rebelde". Seu principal desafeto é Rennie, a abelha rainha do colégio que constantemente a humilha e inventa rumores a seu respeito. Lillia é uma total e completa patricinha. Seu principal desafeto é Alex, amigo dela que provavelmente está saindo com sua irmã mais nova. Mary passou um tempo longe da Ilha Jar, pois passou maus bocados nela. Quando mais jovem, era gordinha e isso fez com que Reeve fizesse bullying com ela. E é para dar o troco em Rennie, Alex e Reeve que as meninas se juntam e acabam virando amigas.

A princípio, achei o livro bem clichê e juvenil demais para mim. Mas quando a leitura engatou, eu o devorei rapidamente. A escrita das autoras é bem fluida e o fato da narrativa ser dividida sob os pontos de vista de cada garota tornou a leitura mais envolvente e dinâmica.

Os personagens são bem construídos e cativantes. Tirando Lillia, que achei chatinha e metida, adorei Kat e Mary. Quanto aos "vilões", odiei com todas as forças Rennie e Reeve e até achei que eles sofreram pouco. Espero que nos próximos livros eles ganhem o que merecem.

Aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo há uma tremenda reviravolta na história e não sei se curti isso. Claro que o que aconteceu foi impaciente e me surpreendeu, mas tudo me lembrou Carrie, A Estranha. Considerando que o livro já me fazia lembrar outras obras (Pretty Little Liars e Revenge), ficou ainda mais difícil enxergar uma identidade própria para Olho por Olho. Ainda assim, curti praticamente tudo que me foi apresentando, não tenho nenhum ponto negativo para apresentar e só tenho a dizer que estou extremamente ansioso para ler Dente por Dente e Fogo contra Fogo.

Nota: 

 


Trilogia Olho por Olho:

Olho por Olho
Dente por Dente
Fogo Contra Fogo 


26 Comentários

  1. Olá, Tony!
    Confesso que o livro não chamou minha atenção e me lembrou bastante aqueles filmes clichês americanos hahaha Se fosse filme, eu assistiria. Agora ler... Quem sabe um dia não dou uma chance? Ainda mais por lembrar PLL <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony, tudo bem?
    Pena que o livro não conseguiu ser marcante e construir uma identidade. Isso me decepcionaria também. Parece que é só referência a outras obras, sabe. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo sim e contigo? Também me decepciona :/ Mas espero que isso mude nos próximos livros!

      Excluir
  3. Oi Tony!! Tudo bom?
    Apesar de ser muito juvenil eu li esse livro e até achei legalzinho. Mas agora, Dente por Dente foi decepcionante. Um final horrível, e ainda tive que aturar a chatisse da Lillia o livro inteiro. A única personagem que eu merecia alguma coisa, é deixada de lado. Bem, a trilogia não deu pra mim.
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Tudo sim e contigo? Ai meu Deus! Agora fiquei com medo de não gostar de Dente por Dente! :O

      Excluir
  4. Oi! Que bom que gostou da leitura, não gosto de livros com temas vingativos. Mas vamos ver no futuro se leio rsrs bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tony!
    Eu tenho uma amiga que é louca por essa trilogia.
    Realmente ela lembra um pouco Pretty Little Liars.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  6. Oi Tony! Confesso que na época do lançamento o livro não me chamou atenção, mas depois da resenha fiquei com vontade de ler! Vou encarar a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tony!
    Sua resenha conseguiu despertar meu interesse, mas minha pergunta é: as personagens crescem ao longo da história? Temos aprendizados e reflexões ao longo da leitura? Se tiver, quero ler para ontem!!
    Abraços,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Tony,
    Só de ler sua resenha ,realmente, lembra PLL e Revenge haha
    Nada contra, na verdade, me deixou curiosa. Tenho dois aqui, espero ler esse ano. Adorei sua resenha.

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Yo Tony, como te falei, a leitura em si me despertou, a resenha parece ser super legal.
    Tá na minha listinha, vou aderir ^^


    https://mundo-mikas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ooi Tony, tudo bom??
    Já li Conselho de Amiga da Siobhan e achei super infantil e fútil, ainda bem que nessa série a qualidade melhora,
    E capítulos intercalados melhoram tudo né HSUASHUA
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  11. Olá, Tony.
    Eu gostei bastante desse livro. Dente por Dente então fiquei de queixo caído. Gostei do tema vingança e das meninas. E os vilões são bem odiáveis. Não vejo a hora de ler o terceiro livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ai, tô muito ansioso pra ler Dente por Dente! :D

      Excluir
  12. Oie!

    Amei sua resenha, o livro parece ser muito bom!

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tony
    Faz tempinho já que eu li este livro, se não me engano eu ganhei ele. E acabei não lendo o outros, mas tenho curiosidade ainda mais agora que a editora lançou um.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Então acho que tá na hora de você continuar com a leitura da trilogia, né?

      Excluir