Título: A Sala dos Répteis
Título Original: The Reptile Room
Autor: Lemony Snicket
Ano: 2001
Páginas: 184
Editora: Seguinte
Sinopse: Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: "Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...".Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arqui-inimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em Mau começo ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

*Exemplar cedido pela editora

"A Sala dos Répteis" dá continuidade as desventuras vividas pelos irmãos Baudelaire. Como pudemos acompanhar no final do livro anterior, as crianças estão indo morar com seu tio, o Dr. Montgomery (um renomado herpetologista). Ele logo os acolhe e faz com que sintam-se confortáveis e felizes nesse novo lar. Mas como dizem: "Tudo que é bom dura pouco". Conde Olaf (disfarçado de Stephano) surge de forma inesperada para substituir o assistente de Montgomery e claro, traçar seus planos maquiavélicos para conseguir se apossar da fortuna dos Baudelaire.


Gostei muito do livro, mas ainda prefiro "Mau Começo". Digamos que em "A Sala dos Répteis" a porra fica séria e fiquei chocado com os acontecimentos. Enquanto no primeiro livro eu estava fascinado com toda a atmosfera lúdica/trágica/cômica/exagerada e sombria da história, aqui eu só consegui ficar tenso e assustado. 

Conde Olaf está mais perverso do que nunca e conseguiu botar o terror não só em Violet, Klaus e Sunny como também nesse blogueiro que vos escreve. Antes eu meio que via o vilão como uma espécie de Equipe Rocket, que mas só ladram do que mordem e conseguem divertir quem os vê em ação. Só que neste segundo volume ele mostrou que é um vilão perverso e durante todo seu tempo em cena elevou a atmosfera da obra para puro terror.

"Uma das coisas mais difíceis da vida é pensar nos arrependimentos. Algo nos acontece, então fazemos o que não deveríamos ter feito e, anos depois, desejaremos que tivéssemos agido de outra forma." - página 47 

Há mortes em "A Sala dos Répteis"! Logo duas. Fiquei surpreso com a ousadia de Lemony Snicket em matar seus personagens e ainda mais surpreso com a forma como os dois personagens morreram.

Mas não pensem que essa foi uma leitura desagradável. Muito pelo contrário. Continuei amando a escrita sarcástica de Snicket e as personalidades amáveis e cativantes dos protagonistas (Sunny rouba a cena, né gente?) e adorei a adição de tio Monty (muito extravagante, mas um amor de pessoa) e de seus estranhos, mas muito interessantes, répteis (a Víbora Incrivelmente Mortífera é uma fofa!). Ah, acabei não comentando isso na resenha do primeiro volume, mas há ilustrações por durante toda a obra que tornam a leitura muito mais agradável.


Com um final de partir o coração e que quase me levou as lágrimas, "A Sala dos Répteis" só comprova que Desventuras em Série é uma excelente série de livros. Mal posso esperar para ler (e sofrer mais um pouco com) os próximos volumes da história dos Baudelaire.

Nota:




Desventuras em Série: 

Mau Começo 
A Sala dos Répteis 
O Lago das Sanguessugas 
Serraria Baixo-Astral 
Inferno no Colégio Interno 
O Elevador Ersatz 
A Cidade Sinistra dos Corvos 
O Hospital Hostil 
O Espetáculo Carnívoro 
O Escorregador de Gelo 
A Gruta Gorgônea 
O Penúltimo Perigo 
O Fim


22 Comentários

  1. Oi Tony
    Estou vendo todo mundo lendo e assistindo esta série, e já estou curiosa. Pelos teus comentários, parece ser ótimo o livro, quero ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! Que tal matar a curiosidade e ler os livros ou ver a série?!

      Excluir
  2. Olá, Tony.
    As ilustrações dão todo um charme ao livro né? Eu já gostei mais desse porque é um dos poucos livros que tem alguém que acredita neles hehe. Mas é uma pena que o Olaf aparece para estragar tudo de novo hehe. Tem muito sofrimento pela frente, não se preocupe hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Dão sim. Olaf é um nojento haha Ansioso para ler os próximos livros! :)

      Excluir
  3. Oi Tony! Tudo bem? Sempre gostei muito do filme, e quando descobri que existia a série em livros fiquei louca. Vou ler em breve! Beijão!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  4. Oi Tony.

    Adorei os episódios referentes a esse livro e, com certeza, mantenho a imensa vontade de os ler.
    Ótima resenha.

    Abraço.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Espero que você possa lê-los em breve. Obrigado.

      Excluir
  5. Oiii Tony

    Ja vi muitas resenhas dos livros dessa série e todas sempre super indicam, espero poder conferir essas histórias em breve.
    Fiquei sabendo sim do seu conto na Amazon, ah meu Deus amei a capa, achei um charme. Te desejo muito muito muito sucesso.

    Beijokas

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  6. Yo Tony!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha a respeito da história, me acostumei recentemente a ter o hábito de ler e já quero poder aderir na minha listinha desse mês ainda heuheu.
    A capa por ser incrivel a historia em si deve me chamar a atenção mais ainda, adorei a resenha ^^

    http://mundo-mikas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mikah! Espero de verdade que você possa ler e gostar de Desventuras em Série.

      Excluir
  7. Oie, tudo bom? Tenho muita vontade de ler os livros do Lemony Snicket das Desaventuras em Série, porém nunca encontro por aqui e não tenho como comprar pela internet :(. Por enquanto vou assistir a série kkk. Adorei a resenha, nunca tinha visto uma dessa história.

    https://blogcoresdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah! Tudo sim e contigo? Ah, que chato isso! :/ Assista sim.

      Excluir
  8. Oi Tony, tudo bem?
    Ainda não li os livros mas agora com a série na Netflix a minha curiosidade aumentou muito.
    Adorei a resenha, ansiosa pelas próximas;
    Beijos!
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Tudo sim e contigo? Ah, fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  9. Oie Tony, tudo bem?

    Há anos vi o filme e fiquei completamente apaixonada! Sempre quis ler a série, mas falta-me o money pra comprar né? rs. Vi o primeiro episódio na Netflix, e quero muito dar continuidade, esse fim de semana vai ser de maratona haha!
    Amei a sua resenha, e me deixou com mais vontade ainda de ler os livros!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo sim e contigo? Hahaha sei como é rs Ah, fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  10. Oi Tony,
    Nem imagino quando lerei essa série, mas conheço pelas adaptações acho a historia bem bacana. E nossa cobras...G.G

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir