Título: Serraria Baixo-Astral
Título Original: The Miserable Mill
Autor: Lemony Snicket
Ano: 2002
Páginas: 176
Editora: Seguinte
Sinopse: Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"...Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado. 

*Exemplar cedido pela editora 

Lemony Snicket
se esforça e consegue entregar um quarto volume bem diferente, porém ainda há uma série de repetições que tornam a leitura de Desventuras em Série bem maçante.


Lembram que na resenha de "O Lago das Sanguessugas" eu peguei no pé de Snicket por ele seguir uma mesma fórmula em todos os livros? Então, em "Serraria Baixo-Astral" as coisas finalmente mudam! Pela primeira vez na trama há a presença de um vilão que não seja o Conde Olaf ou algum membro de sua trupe e também foram adicionados novos antagonistas. Por mais que a presença de Phil, Senhor e Charles seja temporária (duvido muito que eles apareçam futuramente na série), ela trouxe frescor para a história e fez sumir por bastante tempo aquela sensação de "mais do mesmo" que estava me incomodando muito no volume anterior.

Contudo, nem tudo são flores. O autor insiste o tempo todo em nos dizer que Violet gosta de inventar coisas, Klaus gosta de ler e Sunny de morder. Caso fosse a primeira vez que ele nos dissesse isso, eu não iria me incomodar. Mas Lemony já nos diz isso desde as primeiras páginas de "Mau Começo"!

Outro mau hábito dele é o de dizer o significado de algumas palavras que já estamos carecas de saber o que elas significam. São pequenas coisas, mas quando paramos para pensar, percebemos que pelo menos 40% de cada livro da coleção é dedicado para o autor saciar seus "vícios de escrita" e nos abarrotar com essas informações desnecessárias. Sendo assim, o pequeno erro de Snicket se torna enorme e crítico - palavra que aqui significa "esse erro está me incomodando ao ponto de eu querer abandonar Desventuras em Série de uma vez por todas".

"Ele não tem um lado bom", disse uma mulher."Bem, bem", disse Phil. "Todo mundo e todas as coisas têm um lado bom. Vamos indo, pessoal, vamos jantar." - página 30

Tirando isso, "Serraria Baixo-Astral" consegue se sair bem em comparação ao seu volume antecessor. Há uma boa dose de ação no livro, os momentos finais da trama são recheados de tensão e reviravoltas, e aqui as coisas começam a (finalmente!) fugir do óbvio.

Com altos e baixos, consegui chegar ao quarto volume da série. Restam nove, mas sinto-me na obrigação de dizer a vocês que eles vão demorar a serem lidos e resenhados. Preciso de uma boa pausa para poder voltar com mais paciência na hora de acompanhar as desventuras em série dos Baudelaire.


Nota: 





Desventuras em Série: 

Mau Começo 
A Sala dos Répteis  
O Lago das Sanguessugas 
Serraria Baixo-Astral 
Inferno no Colégio Interno 
O Elevador Ersatz 
A Cidade Sinistra dos Corvos 
O Hospital Hostil 
O Espetáculo Carnívoro 
O Escorregador de Gelo 
A Gruta Gorgônea 
O Penúltimo Perigo 
O Fim


19 Comentários

  1. Oi Tony
    Nossa, eu quero muito ler esta série, parece ser muito boa e de rápida leitura, mas no momento estou me dedicando em HP, quero terminar de ler este ano.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa! A série é realmente de fácil e rápida leitura! :)

      Excluir
  2. Oi Tony!
    Acabei de ler uma resenha desse livro lá no blog da Tami e eu fiquei ainda mais empolgada.
    Eu quero muito conhecer melhor essa história depois que assisti a série da Netflix.
    Preciso entender melhor o Conde Olaf que me deixou beeeem intrigada.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Pior que, até agora, o Conde Olaf não foi tão desenvolvido.

      Excluir
  3. Oi Tony, que bom que as coisas começam a mudar apesar de todas repetições! Eu ainda vou ler, um dia rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tony

    Que bom que você achou que a série deu uma melhorada. O Joãozinho não curtiu muito. Mas ele está seguindo nas leituras firme e forte. Espero que quando retome a leitura ela seja mais proveitosa.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi Tony

    Uma pena quando a gente se decepciona com algo tão famoso, né?
    Então, como eu assisti à série, percebi a repetição dos padrões. Devo dizer que talvez a representação cinematográfica torne as coisas melhores, apesar de não ter lido os livros.
    Ler suas resenhas me ajudou a decidir a NÃO comprar esses livros.
    Afinal, meus recursos são limitados e tem toda uma colação de Stephen King, Dark Side e Clássicos na lista de prioridades hahaha

    Mesmo assim, sendo livros curtos, ainda que não os compre, pretendo experimentar a leitura.

    Abraço
    Alana Marques
    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Pois é, é uma pena mesmo. Achei a série mais bacana mesmo. É menos cansativa. STEPHEN AAAAAAAA <3<3<3

      Excluir
  6. Olá, Tony.
    É melhor dar um tempo, e ler outros livros para não ficar enjoativo. Eu cai no erro de ler todos eles em uma semana, era emprestado também, e acabei não apreciando tanto porque não aguentava mais tanta tragédia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Vou fazer isso mesmo. Caramba, não teria saco pra ler todos numa só semana!

      Excluir
  7. Desventuras em Série é muito show de bola cara, mas as circunstâncias que essas crianças passam é muito dolorosa cara..... :c
    l1ghtheworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tony!

    É uma pena que a série não esteja te agradando em tantos aspectos. Eu li os primeiros livros quando era criança, mas ainda preciso ler livros finais - como quero o box, estou esperando uma promoção bem legal em algum site, haha.
    Espero que as próximas leituras sejam melhores!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! O box é lindo, né? Mesmo não gostando tanto assim da série eu queria ele hahaha

      Excluir
  9. Poxa...que coisa chata isso. Essa repetição pode ser uma marca no modo como o autor escreve. Sei lá...bom que ele inovou e ruim que ele caiu na mesma outra vez.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Que interessante esse livro!
    http://l1ghtheworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir