O grupo virtual K/DA (Foto: Divulgação/Riot Games)
Quando surgiu lá em 2009, League of Legends não tinha pretensão alguma em se tornar um fenômeno. Contudo, atualmente, o jogo é um dos 10 mais jogados do mundo e possui cerca de 100 milhões de jogadores ativos. Além disso, o LOL vem causando impactos fora do âmbito gamer e deixando sua marca na indústria da música, do futebol e influenciando a maneira como seus jogadores desenvolvem suas interações sociais.

A mais recente cartada da desenvolvedora do jogo, a Riot Games, foi criar um grupo musical virtual com personagens do game. Ahri, Akali, Kai'Sa e Evelynn são respectivamente interpretadas no mundo real por Miyeon, Soyeon [do (G)-IDLE], Jaira Burns e Madison Beer. "Pop/Stars", primeiro single do grupo virtual de K-Pop, já passa de 65 milhões de visualizações no YouTube. A música também conseguiu ficar em primeiro lugar na tabela de vendas da World Digital Song da Billboard. É a primeira vez que um grupo virtual feminino consegue realizar este feito.

Analisando o cenário esportivo, o LOL também chama atenção. Os campeonatos entre jogadores profissionais acontecem em vários países e mobilizam milhões de torcedores. Para se ter uma noção, a final do campeonato mundial do ano passado reuniu 57, 6 milhões de espectadores. Com isso, o jogo começa a chamar atenção até mesmo de times de futebol consagrados. Tanto o Corinthians, quanto o Flamengo já criaram seus times para participar do cenário competitivo de League of Legends. O Flamengo, aliás, conseguiu chegar na final do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) desse ano, mas perdeu para a Kabum. Outros clubes esportivos também vêm mostrando interesse em entrar nesse cenário, o que mostra a relevância do jogo atualmente.

Ainda que todos esses pontos citados anteriormente sejam notáveis, o que mais me encanta é a capacidade que um simples jogo tem em mudar as vidas das pessoas. Faço parte do League of Divas, um grupo fechado do Facebook sobre o LOL voltado para o público feminino e LGBT, e lá encontrei várias histórias de pessoas que contam como tiveram suas vidas mudadas após o jogo.

É o caso de Felipe de Souza Maximiano, 19, e Juliana Delfim, 22. Felipe sempre foi fã das ilustrações de Juliana, até que um dia ela postou em sua página no Facebook que iria jogar com seus seguidores. Felipe acabou jogando com a ilustradora e a partir daí surgiu uma bela amizade. "Ela se tornou uma das minhas melhores amigas e uma das pessoas que mais amo no mundo, não abro mão [dela] por nada nesse mundo", conta.

A própria Juliana também conta o impacto positivo que League of Legends causou em sua vida: "O LoL mudou a minha vida profissionalmente. Ao anunciar um concurso de desenhos/ilustração com o tema de carnaval eu estava passando por uma fase muito complicada da minha vida no quesito emocional. No último dia eu fiz o desenho e enviei achando que seria nada demais já que teria o voto do público. Quando saiu os resultados eu tinha sido uma das escolhidas pelos rioters [pessoas que trabalham na Riot Games] e como consequência eu fui convidada pra participar do CoOP do LoL BR. Foi uma experiência muito legal, eu conheci artistas dos quais eu converso até hoje e tive a oportunidade de fazer um freela pra eles, foi bem profissional e legal.A partir dai eu comecei a levar a minha carreira de ilustradora mais a sério e com mais respeito por mim mesma por ter me sentido reconhecida"

O LoL também vem ajudando uma série de pessoas a se sentirem menos sozinhas e a serem mais comunicativas e sociáveis. É o caso do Lucas Eduardo Furlan, 22. Ele sempre teve dificuldades de fazer amigos e se comunicar, até que um dia resolveu entrar em uma chamada numa partida com o pessoal da sua escola. Lucas acabou confessando seu medo de socializar para um dos meninos e ele acabou virando um dos seus melhores amigos. "Até hoje, mesmo que ele tenha parado de jogar, nós conversamos quase sempre e ele é, ainda, um dos melhores amigos que já tive. Quando eu entrei em uma depressão profunda, ele foi o único que percebeu isso. Ele foi o único que estendeu a mão e me ajudou. E tudo isso graças ao LoL. Eu nunca teria conhecido ele se não fosse por esse jogo. Hoje sou bem extrovertido, comunicativo, feliz. LoL me proporcionou a melhor amizade que já tive além de incontáveis horas de diversão. Sou muito grato a esse jogo por muita coisa", conta.

League of Legends está longe de ser só um joguinho. É uma ferramenta que promove a inclusão, socialização e diversão entre os envolvidos. Além de influenciar nas relações sociais, é um marco para a sociedade pelo seu teor revolucionário em se expandir para os diferentes meios de mercado e comunicação e se manter popular mesmo após 9 anos de lançamento.

*Texto feito originalmente para a matéria Comunicação, Cultura e Sociedade, do primeiro semestre do curso de Jornalismo

REFERÊNCIAS:

http://doramaever.com/2018/11/14/pop-stars-do-k-da-conquista-o-numero-1-de-vendas-mundial-na-billboard/

http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2017/10/10/oportunidade-de-midia-os-numeros-impressionantes-de-league-of-legends.html

https://br.lolesports.com/noticias/os-numeros-dos-eventos-do-lol-esports-2017

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/confira-os-10-games-mais-jogados-do-mundo/

https://dotesports.com/br/news/times-de-futebol-esports-equipes-23156


3 Comentários

  1. Muito lindo o textoo, realmente, não é apenas um joguinho

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, tony.
    Impossível não amar o lolzinho!

    ResponderExcluir
  3. Amei cada palavra e me identifiquei. Entrei no lol quando me mudei e não tinha amigos, foi aí que fiz os melhores amigos do jogo e da vida real. Hoje eu meu melhor amigo, que conheci no lol, estamos com planos de dividir um lar juntos.

    ResponderExcluir